Criançada no lançamento do Portal da Gurizada
Com a presença de dezenas de crianças de várias escolas da cidade, todas muito animadas, foi realizado na manhã desta terça-feira (23/10) o lançamento do Portal da Gurizada, novo link disponível na página eletrônica da Câmara Municipal de Porto Alegre: www.camarapoa.rs.gov.br/portaldagurizada. O evento marcou no Legislativo o Mês da Criança e teve por local o Teatro Glênio Peres.
Ao abrir a solenidade, a presidenta do Legislativo porto-alegrense, vereadora Maria Celeste (PT), agradeceu a participação dos presentes, especialmente de crianças e adolescentes. Celeste lembrou que apenas há 17 anos, com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os jovens na infância e na adolescência tiveram garantias de acesso à educação, à saúde e até de brincar.
Para a vereadora, o portal será um instrumento de incentivo à cidadania, onde crianças poderão tomar conhecimento, entre vários assuntos, no que trabalham os vereadores e para que serve a Câmara Municipal, por exemplo. "Assim poderão aprender a serem cidadãos vivenciando, com o Portal, a cidadania na prática".
A presidenta da Casa também apresentou a equipe de trabalho, composta por representantes das diretorias Geral e Legislativa, assessorias de Informática e Comunicação e do Memorial da Casa, que elaboraram e construiram o Portal da Gurizada.
Entre as informações disponíveis no Portal da Gurizada estão dados sobre Cidadania, Saúde, Câmara, Vereadores, Legislação e Escolas. Em um segundo momento, como lembrado na cerimônia, será criada no Portal uma área de jogos de entretenimento e de interatividade.
Virgínia Castro Vaz, professora da Escola de Ensino Fundamental Borghesi, que acompanhou a atividade, parabenizou a Câmara pela iniciativa. "Com o portal, os alunos poderão conhecer não só o trabalho de legislar, mas também aprender práticas de cidadania, desde pequenos, afirmou.
O lançamento do Portal da Gurizada teve ainda a apresentação de música instrumental de percussão, executada por alunos da Escola Integração dos Anjos. No encerramento da cerimônia, em frente ao prédio da Câmara Municipal, as crianças soltaram diversos balões coloridos com sementes dentro. Esse ato teve por objetivo, segundo a presidenta da Câmara, pedir paz para a humanidade.
Prestigiaram o ato os vereadores Alceu Brasinha (PTB) e Mário Fraga (PDT), alunos e professores de escolas públicas e privadas, e do Serviço de Atendimento Socioeducativo (Sase), entre outras instituições de ensino da Capital. Entidades como a Legião da Boa Vontade, do município de Glorinha, e o Centro Social Marista de Porto Alegre, também marcaram presença.
Alessandra Obem (reg. prof. 6784)