Cuthab debate novas linhas de lotação para Zona Sul
Entre 90 e 120 dias, as comunidades dos bairros Restinga e Belém Novo passarão a contar com o serviço de lotações que ligarão os dois bairros ao Centro Histórico de Porto Alegre. A assinatura dos contratos para prestação do serviço entre a Prefeitura de Porto Alegre, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Consórcio de Transporte Seletivo por Lotação da Zona Sul (ZSUL), vencedor da licitação, está marcada para esta quarta-feira (16/7), às 10 horas, na Esplanada da Restinga, e às 11 horas, na Praça Central de Belém Novo. No entanto, moradores da Zona Sul reclamam que nem todos os bairros serão atendidos. Diante desta inquietação, a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão pública, na manhã desta terça-feira (15/7), para deliberar sobre o tema.
O presidente da comissão, vereador Paulinho Motorista (PSB), abriu os trabalhos reconhecendo que a reunião em caráter emergencial foi convocada logo que se conheceu o teor do projeto e o trajeto que deverá ser percorrido pelos lotações. Mas ponderou que o chamamento feito às comunidades que não serão atendidas pelas linhas se deve ao início de uma discussão que deverá ampliar os serviços. Lamentou, no entanto, o não comparecimento do consórcio vencedor para ouvir a comunidade.
Preço Único
Representando a EPTC, o engenheiro Flávio Tumelero disse que 34 veículos irão fazer o transporte de passageiros nas duas linhas, todos adaptados para cadeirantes. Todos os veículos terão ar-condicionado, com capacidade para 25 pessoas sentadas. Dos 34 veículos, 12 serão da linha Belém Novo e 22 outros atenderão a Restinga. É uma conquista importante daquelas comunidades da região sul da Capital e não vamos medir esforços para que os serviços sejam de qualidade e futuramente ampliados para novos locais, afirmou.
O projeto básico define dados como demanda das linhas, tipo de veículo e proposta inicial de itinerário. Em razão dos bairros Restinga e Belém Novo ficarem distantes do Centro Histórico de Porto Alegre, as linhas passam a ser classificadas como de categoria especial de transporte seletivo, com trajetos de extensão igual ou superior a 50 quilômetros. Mesmo estes trajetos mais longos, a lei garante o mesmo valor da passagem praticado na categoria de lotação comum, hoje definido em R$ 4,40. Tumelero lembrou que se trata de uma conquista das comunidades do sul da Capital, justificando que desde a implantação das lotações em Porto Alegre, no final da década de 1970, as comunidades pedem para serem atendidas e, durante 40 anos, foi mantido o mesmo número, concluindo que só agora, com o projeto aprovado na Câmara, foi possível realizar o sonho dos moradores.
O engenheiro da EPTC disse que se trata de uma permissão pública por meio de licitação para atender a demanda de acordo com a oferta padrão de 6 em 6 minutos e operação em horários de pico para a Restinga, bem como para Belém de 8 em 8 minutos. Disse que este foi o equilíbrio encontrado no projeto básico para a viabilização das linhas, com permissão de uso para 10 anos.
Itinerários
A EPTC divulgou, durante a reunião, os itinerários que serão percorridos pelas duas novas linhas que ficam assim distribuídos:
Linha Restinga Centro Histórico via Cavalhada / sentido Bairro Centro.
Saída do Terminal no Bairro Restinga; Avenida Ricardo Leônidas Ribas; Estrada João Antônio da Silveira; Avenida Edgar Pires de Castro; Avenida Juca Batista; Avenida Eduardo Prado; Avenida Cavalhada; Avenida Nonoai; Avenida Teresópolis; Avenida Silva Paes; Travessa Viamão; Avenida Niterói; Avenida Gal. Gomes Carneiro; Rua Cel. Neves; Avenida Dr. Carlos Barbosa; Avenida da Azenha; Avenida Princesa Isabel; Avenida João Pessoa; Avenida Salgado Filho; Terminal Centro Histórico na esquina da Avenida Borges de Medeiros com Jerônimo Coelho.
Sentido Centro Bairro
Terminal Centro Histórico da Avenida Borges de Medeiros com Jerônimo Coelho; Avenida Salgado Filho; Avenida Borges de Medeiros; Avenida Loureiro da Silva; Avenida João Pessoa; Avenida da Azenha; Avenida Dr. Carlos Barbosa; Avenida Teresópolis; Avenida Nonoai; Avenida Cavalhada; Avenida Eduardo Prado; Avenida Juca Batista; Avenida Edgar Pires de Castro; Estrada João Antônio da Silveira; Avenida Ricardo Leônidas Ribas; Terminal no Bairro Restinga.
Já o trajeto ligando o bairro Belém Novo ao Centro Histórico de Porto Alegre obedecerá o seguinte traçado: Terminal bairro Belém Novo; Avenida Beira-Rio; Avenida Heitor Vieira; Avenida Inácio Antonio da Silva; Rua Eustáquio Inácio da Silveira; Rua Santa Helena; Praça Paula Maciel de Oliveira; Avenida Inácio Antônio da Silva; Rua Podalirio Teixeira Machado; Estrada Francisco de Oliveira Vieira; Rua Jorge Mello Guimarães; Rua Dr. Cecílio Monza; Avenida Juca Batista; Rua Comendador Castro; Avenida Tramandaí; Avenida Cel. Marcos; Avenida Wenceslau Escobar; Avenida Diário de Notícias; Avenida Pinheiro Borda; Avenida Padre Cacique; Avenida Borges de Medeiros; Terminal no Centro Histórico na Avenida Borges de Medeiros com Jerônimo Coelho.
No sentido inverso, o itinerário é o seguinte: Terminal no Centro Histórico da Avenida Borges de Medeiros com Jerônimo Coelho e segue pela Avenida Salgado Filho; Avenida João Pessoa; Rua Avaí; Avenida Loureiro da Silva; Borges de Medeiros; Avenida Padre Cacique; Avenida Diário de Notícias; Avenida Wenceslau Escobar; Avenida Cel. Marcos; Rua Tramandaí; Rua Comendador Castro; Avenida Juca Batista; Rua Dr. Cecílio Monza; Rua Jorge Mello Guimarães; Estrada Francisco de Oliveira Vieira; Rua Podalirio Teixeira Machado; Avenida Inácio Antônio da Silva; Praça Paula Maciel de Oliveira; Rua Santa Helena; Rua Eustáquio Inácio da Silveira; Avenida Inácio Antonio da Silva; Avenida Heitor Vieira; Avenida Beira-Rio; Terminal bairro Belém Novo.
Ampliação
Para Valdemar Jesus, da Associação de Moradores São Pedro, faltou atenção especial às comunidades como a da Chácara do Banco, Pitinga, Jardim do Salso, Ponta Grossa e arredores. Os bairros têm crescido em suas margens e não apenas próximo às grande ruas ou avenidas, justificou, revelando que os moradores precisarão caminhar até cinco quilômetros para embarcar numa lotação. Vários moradores, presentes na sessão da Cuthab, pediram para que as linhas sejam ampliadas para o interior dos bairros para contemplar mais gente. O vereador Cláudio Janta (SDD) ponderou que não adianta estender o mesmo itinerário porque muita gente vai ficar sem transporte. Os carros passarão lotados, deixando muita gente nas paradas, disse Janta, afirmando que a saída é a criação de mais linhas para beneficiar estas comunidades.
Já o vereador Delegado Cleiton (PDT) observa que a luta de todos trouxe satisfação para os moradores da Restinga e Belém Novo. Se vê no rosto a felicidade dos moradores de saber que os dois bairros serão abastecidos pelo serviço de lotação, completando que é preciso agora reivindicar mais linhas.
Dona Geni Pinto Machado, que mora há 81 anos no Chapéu do Sol, ficou sabendo que a lotação não vai passar nem perto do local onde ela reside. Reforçou o pedido para que se pense nos dois bairros e contemple a população com o serviço.
O vereador Engenheiro Comassetto (PT) alertou que, embora a lei aprovada contemple os bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Ponta Grossa e Restinga, o itinerário não foi discutido com a população e hoje dois destes bairros reclamam a não inclusão nas linhas. Ele observa que esta foi uma falha da EPTC e solicita a readequação das linhas e tabela de horários.
O vereador Mário Fraga (PDT) também reclamou que o Executivo não ouviu a comunidade e que vai ser preciso um novo projeto para ampliar as linhas. A Zona Sul está num constante processo de desenvolvimento e precisamos acompanhar este crescimento, salientou o vereador.
Comemoração
Ieda Belotto, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Extremo Sul (Consepe), disse que a comunidade tem que comemorar este feito e que não é hora para reclamar. Temos que receber de braços abertos o serviço das lotações, lutamos tanto tempo para conseguir, temos que aceitar e procurar alternativas e entendo que este não é o momento oportuno para se criar divergências. O vereador Reginaldo Pujol (DEM) disse considerar fundamental a assinatura do contrato de prestação de serviços. Também participaram da sessão da Cuthab os vereadores Alceu Brasinha (PTB) e Jussara Cony (PCdoB).
Textos: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Juliana Mastrascusa (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)