Comissões

Zona sul pede extensão do T 11 e criação do T 12

Martins apresentou abaixo-assinado da Restinga por melhorias no transporte Foto: Tonico Alvares
Martins apresentou abaixo-assinado da Restinga por melhorias no transporte Foto: Tonico Alvares
A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), da Câmara Municipal de Porto Alegre, deverá encaminhar à EPTC solicitação de estudos para extensão da linha do T 11, além da possibilidade de criação de uma linha T 12. Estes foram os principais encaminhamentos de reunião da Cuthab realizada na tarde desta terça-feira (19/3) no Auditório Ana Terra. Na oportunidade, representantes de moradores da região sul da Capital pediram adequações ao sistema de transporte público nos bairros Restinga e Belém Novo.

Dalci Martins, da Restinga, apresentou aos vereadores da Cuthab um abaixo-assinado com mais de sete mil assinaturas - “só de moradores da própria comunidade”, como frisou -, que reivindica a extensão da linha do T 11 até o terminal da Avenida Nilo Wulff, no bairro. Atualmente esta linha sai do terminal do Aeroporto Salgado Filho e vai até o terminal da Praça Maurílio Alves Daiello, no Bairro Espírito Santo. 

Extensão
 
Durante a reunião, foi apresentada também proposta de extensão da linha do T 11 até o quartel da Serraria. Com isto, entretanto, o tempo para completar o itinerário poderia chegar a duas horas. Vidal Pedro Dias Abreu, diretor administrativo-financeiro da Carris, considera esta proposta inviável: “Não vamos prejudicar algumas pessoas para beneficiar outras”.

Como alternativa à extensão, Maurício Melo, conselheiro da região sul e extremo sul sobre a temática de circulação no Orçamento Participativo, defendeu a criação de uma linha T 12. “A Restinga é a região que mais cresce na capital, vai ser construído um novo hospital e uma nova escola. A comunidade do Belém Novo precisa de uma linha que os ligue a Restinga também”, falou Melo.

Sobre esta proposta, Abreu lembrou que existem estudos de criação de uma nova linha, ligando a zona norte à zona sul, e alimentando as principais avenidas de ligação das regiões entre Porto Alegre e Viamão com avenidas que chegam ao centro da cidade. Como explicou, o objetivo é construir um novo traçado que atenda a região e se integre aos que já existem. 

O diretor administrativo-financeiro da Carris ainda disse que a empresa está fazendo sua parte. “Temos 25 carros de T 11 nas ruas, todos articulados, para transportar cerca de 23 mil passageiros por dia. Um desses, inclusive, é BRT.” Abreu, porém, foi enfático ao dizer que não tem como criar uma nova linha, pois isto é determinado pela EPTC.
 
Já o gerente de planejamento da EPTC, Flávio Antonio Tomelero Jr., afirmou existir solicitação na EPTC para a criação de uma nova linha transversal ligando a zona sul à zona norte. Lembrou também que a empresa vem realizando estudos sobre mobilidade urbana, devido “as grandes necessidades de deslocamento na cidade”. “Mas, nesse momento, não acho sensata a criação de uma nova linha de ônibus”, completou o gerente.

Conforme o presidente da Cuthab, vereador Delegado Cleiton (PDT), é necessário avaliar as sugestões discutidas na reunião: se a melhor opção para o T 11 é que ele vá até a Avenida Nilo Wulff e/ou à Serraria e a viabilidade da implantação do T 12. A comissão também fará uma notificação à Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre (ATP) que não enviou representante.

Estiveram presentes também os vereadores Engenheiro Comassetto (PT) – vice-presidente –, Alceu Brasinha (PTB), Cássio Trogildo (PTB), Clàudio Janta (PDT) e Pedro Ruas (PSOL).

Texto: Luciano Victorino (estagiário em jornalismo)
Edição:Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)