Cuthab

Diretor do Demhab relata sobre vilas da cidade

Tessaro (E) fez balanço da situação habitacional em Porto Alegre Foto: Elson Sempé Pedroso
Tessaro (E) fez balanço da situação habitacional em Porto Alegre Foto: Elson Sempé Pedroso

O diretor-presidente do Demhab, Nelcir Tessaro, esteve na tarde desta terça-feira (11/4) na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) e falou sobre a situação de algumas vilas de Porto Alegre. Sobre a Vila Dique, localizada nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, disse que os convênios necessários para reassentar as mil famílias em uma área próxima à Fiergs já foram assinados. Segundo informou, o que existe de empecilho no momento é o fato de o Ministério das Cidades não ter aceito o relatório da Smam, que alega que a área é imprópria para assentamento em função de não ter garantia de compactação do terreno. “O Município está procurando outra área, talvez ao lado do Sambódromo”, informou Tessaro. Disse ainda que os recursos destinados pelos convênios devem ser utilizados até o final do mês de abril. “Não podemos deixar passar, para não perdemos as verbas”.

Sobre a Vila Nazaré, comunicou que já foi feito o levantamento fotográfico da área e que até 2007 o Demahb deverá fazer o cadastro das 1.500 famílias moradoras no local. “O governo federal já sinalizou com R$ 10 milhões para o deslocamento das famílias”. As famílias das vilas da Conquista e Morada do Sol já têm área definida para remoção. “Temos uma proposta de remanejamento deste pessoal ainda este ano”, disse Tessaro. Segundo o diretor, o Demhab já fez levantamento dos problemas dos moradores no assentamento Campo Novo. “Vamos tentar resolver ajudando na intermediação de compra de área próxima ao local.”

Tessaro também falou da Vila Chocolatão, próxima à Receita Federal.  Disse aos vereadores que as 148 famílias já estão cadastradas e que existe a possibilidade de doação de área pelo Ministério do Planejamento. “Até setembro queremos resolver este problema”, disse. E sobre os apartamentos localizados na Avenida Princesa Isabel, comunicou que ainda faltam assentar 172 famílias, o que deverá ser feito nos próximos meses. A Vila dos Papeleiros deverá estar pronta até o final de setembro, de acordo com Tessaro. “Estamos preparados para receber 213 famílias”.

O presidente da Cuthab, vereador Elói Guimarães (PTB), agradeceu o relato feito pelo diretor do Demahb. “Nossa proposta é construir juntos e estar sempre atentos aos problemas da cidade”. Os vereadores João Bosco Vaz (PDT), Bernardino Vendrúscolo (PMDB), José Ismael Heinen (PFL) e Alceu Brasinha (PTB) acompanharam a reunião.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)