Cuthab

Estudantes questionam vereadores sobre bilhetagem eletrônica

Umespa quer informações sobre o sistema de bilhetagem eletrônica na Capital Foto: Elson Sempé Pedroso
Umespa quer informações sobre o sistema de bilhetagem eletrônica na Capital Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu na tarde desta terça-feira (18/4) o presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa), Lucas Becker, e o representante da União Gaúcha dos Estudantes (Uges), Érico Michel. Na oportunidade, os estudantes questionaram os vereadores sobre a implantação da bilhetagem eletrônica nos ônibus da Capital. “Queremos saber mais detalhes e, se possível, ajudar na construção do projeto que irá implementar esta nova sistemática”, explicou Lucas.

O presidente da Cuthab, vereador Elói Guimarães (PTB), comunicou aos estudantes que existe um grupo de técnicos de engenharia de tráfego e transportes, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), elaborando um projeto sobre a implantação deste novo sistema de cobrança nas passagens dos coletivos. O parlamentar informou ainda que está prevista para o segundo semestre de 2006 uma audiência pública entre estes técnicos, operadoras de transportes coletivos, SMT, EPTC e representantes de entidades estudantis para debater o tema. “Vamos debater em cima do modelo que está sendo construído e saber se é viável para todos os interessados”, disse Elói Guimarães.

O vereador Bernardino Vendrúscolo (PMDB) solicitou aos estudantes que elaborassem suas preocupações e enviassem à comissão. “Serão enviadas aos órgãos competentes”, justificou o vereador. Na opinião de Bernardino, a nova sistemática irá favorecer a todos os usuários. “Acabará com a falsificação de bilhetes e carteirinhas”. Já Ismael Heinen (PFL) entende que o debate servirá para aprimorar o novo sistema. “Tanto usuários como empregadores ganharão”.

A bilhetagem eletrônica deverá ser implantada no primeiro semestre de 2007, de forma gradativa, segundo informaram os vereadores da Cuthab. Atualmente, os estudantes de Porto Alegre pagam meia passagem nos coletivos.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)