Dr. Goulart

Vereador Dr. Goulart lidera reunião com representantes do bairro Sarandi

O encontro teve como objetivo principal a busca de soluções aos problemas de alagamentos na região.

Alagamentos recorrentes no Bairro Sarandi.
Alagamentos recorrentes no Bairro Sarandi. (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pelo vereador Dr. Goulart, juntamente com seus pares, realizou reunião com  as comunidades do bairro Sarandi, na região norte da cidade, para tratar dos alagamentos, que danificam bens materiais dos moradores da localidade e ocasionam problemas psicológico às famílias que sofrem com alagamentos, principalmente na Rua Serafim Alencastro.
Margarete Teixeira Coelho, presidente da Associação dos Moradores da Rua Serafim Alencastro e Entorno (Amarsae), criticou o "descaso do poder público" e a notícia de que não há verba para obras de manutenção e de dragagem, além da falta de  limpeza urbana,  "que provoca acúmulo de sujeira e obstrui os bueiros e assola o arroio Sarandi". Em contrapartida, o representante do Departamento de Esgoto Pluvial(DEP), engenheiro Carlos Adolfo Bernd, disse que o assoreamento dos arroios ocorrem em função de que "os moradores jogam lixo nos arroios, provocando transbordamentos",  admitindo porém, que  há uma série de problemas com bombas, incluindo a chamada obra da Vila Minuano. Já o promotor de justiça, Heriberto Ross, do Ministério Público de Habitação, ao informar que houveram investigações sobre o caso, defendeu a drenagem dos arroios a retirada da populações de áreas de risco e melhorarias no aluguel social para esses casos. 
Após ouvir as manifestações, o presidente da Cuthab, Doutor Goulart (PTB), enfatizou que a Cuthab vai agendar reunião para que o Executivo Municipal  apresente um conjunto de obras emergenciais, necessárias à localidade. Goulart também concordou com  o vereador Valter Nalgestein (PMDB) sobre realização de vistoria nas casas de bombas responsáveis pela drenagem das águas dos arroios e rios que cortam a região; além de propôr encontro o com a prefeitura para examinar a assinatura de contratos emergenciais para desassoreamento na área e outras obras emergenciais. Conforme  Goulart, o tema voltará à pauta da Comissão, em duas semanas, após contatos cabíveis com o Executivo Municipal. 
Participaram dessa reunião os vereadores integrantes da Cuthab:  Paulinho Motorista (PSB), Fernanda Melchionna (PSOL), Professor Wambert (PROS); além do vereador Idenir Cechim (PMDB) e  representantes institucionais e das associações de moradores do Sarandi.