Comissões

Cuthab tenta adiar despejo de 12 famílias no bairro Glória

Comunidade pediu ajuda aos vereadores Foto: Fernanda Westerhofer
Comunidade pediu ajuda aos vereadores Foto: Fernanda Westerhofer

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) ouviu, na tarde desta terça-feira (18/10), moradores da Vila Parque Belém. Conforme o presidente da Associação Comunitária Parque Belém, Enilson Gambarra da Silva (Toco), 12 famílias que ocupam uma área de propriedade do Hospital Parque Belém, localizada na Avenida Oscar Pereira, estão ameaçadas de despejo, inclusive com data marcada para o dia 26 de outubro.

Toco observou que a Grande Glória é uma região tomada por ocupações e que a maioria mora no local há mais de 10 anos, sendo que algumas há mais de 20 anos. Disse que alguns moradores reivindicam, inclusive, o direito de usucapião. O lider comunitário lamentou que o advogado contratado pela comunidade não tenha agido para impedir a reintegração de posse. Segundo ele, somente no dia 14 de outubro a defesa protocolou um pedido para suspender o processo. No entanto, a ação de despejo já se encontra com o oficial de justiça, que deverá cumprir a determinação judicial na próxima semana. A comunidade está destituindo o advogado e buscando amparo na Defensoria Pública.

Suspensão

O presidente da Cuthab, vereador Pedro Ruas (PSOL), disse que a situação é dramática e sugeriu que o Demhab intervenha através de uma petição pedindo a suspensão do despejo. Cogitou a possibilidade de um aluguel social até que haja uma solução para esses moradores.  O vereador Luciano Marcantonio (PDT) também sugeriu uma reunião com o Demhab para tentar adiar o despejo.

O vereador Nilo Santos (PTB) lamentou que a comunidade tenha procurado a Cuthab “aos 47 minutos do segundo tempo”, ressaltando a dificuldade em adiar o despejo. “Trata-se de uma área particular e a decisão do juiz já foi tomada", disse. "O que nos resta é buscar sensibilizar a direção do Hospital Parque Belém para que dê mais um tempo.” Segundo Nilo, a Cuthab está agendando uma reunião com a direção do hospital, representantes dos moradores e Demhab. Nilo acredita que a entrada da Cuthab no processo é um fato novo capaz de demover o hospital a adiar o despejo e até negociar as áreas com os moradores. 

 Também participaram da reunião o vereador Elias Vidal (PPS). O Demhab não mandou representante e o Ministério Público enviou ofício colocando-se à disposição para auxiliar no momento oportuno.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)