Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Na sessão ordinária desta segunda-feira (28/5) foram feitos os seguintes pronunciamentos em Lideranças:

PACIÊNCIA - “Nossa função é de cobrança e fiscalização”. Ao fazer esta afirmação, Adeli Sell (PT) citou problemas verificados no bairro Sarandi, nas Unidades Básicas de Saúde Legião e Assis Brasil, onde há queixas de falta de médicos. O vereador também sugeriu que os atendentes sejam melhores preparados para receber a população. “É preciso paciência para explicar como conseguir uma consulta”, afirmou. Adeli citou ainda reunião da Cuthab, realizada na quinta-feira (24/5) na Vila dos Pescadores e a necessidade de limpeza de arroio no Passo das Pedras. (HP)

SOLUÇÕES – Paulinho Rubem Berta (PPS) também falou sobre reunião da Cuthab na Vila dos Pescadores e lembrou que todas as soluções propostas pelos moradores serão encaminhadas aos órgãos afins. “Uma pequena modificação em trajeto de algumas linhas de ônibus poderá favorecer milhares de pessoas”, destacou ao lembrar um dos problemas discutidos na reunião. O vereador, que preside a Cuthab, disse ainda que deverá ser feita uma visita por integrantes desta comissão à EPTC e ao DMLU para encaminhamento das questões discutidas com os moradores da Pescadores. (HP)

HOSPITAL – Dr. Goulart (PTB) disse que deverá fazer visita ao Hospital Presidente Vargas (HPV) por solicitação de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos dessa casa de saúde. “Quero ir lá verificar os problemas que me são relatados”, disse o vereador. Conforme Dr. Goulart situações com a Justiça estão retirando atendentes do HPV o que está causando problemas de atendimento em áreas como ginecologia, pediatria e psiquiatria. “Vou convidar também o secretário de Saúde para essa visita”, afirmou. “O Presidente Vargas é uma grande solução em saúde para Porto Alegre”, completou. (HP)

PRESSÃO – Idenir Cecchim (PMDB) lamentou informações lidas na revista Veja desta semana, as quais indicam que o ex-presidente Lula teria feito pressão sobre ministro do Supremo Tribunal Federal em relação ao julgamento do mensalão. “É coisa sobre a qual temos que refletir, e muito”. O vereador lembrou que alguns dos atuais integrantes do STF foram indicados por Lula: “Esses talvez Lula considere serem páreo corrido, mas espero que votem com a consciência deles”. O vereador lembrou ainda que o ex-ministro Nelson Jobim teria acompanhado a reunião de Lula com o ministro do STF. “Jobim ainda é do meu partido, embora como ministro do Lula não tivesse dado muito bola para o PMDB”. (HP)

IMPRENSA - Engenheiro Comassetto (PT) criticou setores da grande mídia que, segundo ele, não se conformam com os avanços econômicos e sociais das gestões de Lula e Dilma. "Lula foi e é um grande estadista reconhecido pelo mundo todo", disse Comassetto, rechaçando suspeitas levantadas pela revista Veja de que o ex-presidente teria feito pressão sobre um ministro do STF para adiar o julgamento do mensalão. "Todos sabemos que as denúncias sobre o mensalão tinham como objetivo derrubar Lula, mas a sociedade não permitiu que isso ocorresse." (MAM)

SAÚDE - Dr. Thiago (PDT) cobrou da Secretaria Municipal de Saúde a contratação de médicos para o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Conforme ele, faltam profissionais para atendimento na emergência pediátrica e no centro obstétrico. "Não se pode admitir que no plantão do próximo dia 2 de junho haverá apenas um obstetra", disse Thiago, revelando que ele próprio será o plantonista. O vereador observou que já há profissionais aprovados em concurso e selecionados pelo hospital e que falta apenas chamá-los. (MAM)

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)