TV Câmara

Daniela Langer é a escritora convidada do Jornal da Câmara

Daniela integra nova geração literária Foto: Divulgação/TV Câmara
Daniela integra nova geração literária Foto: Divulgação/TV Câmara
Nesta segunda-feira (8/10), o Jornal da Câmara recebe a jovem escritora Daniela Langer. A entrevista faz parte da série especial sobre os escritores de Porto Alegre. Representante da nova geração da literatura produzida na cidade, Daniela é autora do livro No inferno é sempre assim e outras histórias longe do céu (Dublinense, 2011). A obra reúne 11 contos trabalhados ao longo de anos em oficinas literárias.

Daniela Langer tem formação em publicidade, mas sempre quis se tornar escritora. A inclinação às letras vem do hábito familiar da leitura. Após os primeiros textos, em blogs, ela sentiu falta de um formato mais profissional. Na oficina literária do professor Charles Kiefer, entrou em contato com uma nova forma de pensar a literatura. E encontrou também colegas dispostos a discutir os textos e incentivar a produção.

Além do livro de estreia, Daniela Langer também tem contos publicados nas antologias Inventário das delicadezas (2007) e Outras mulheres (2010), ambas da editora Dublinense. Entre as incertezas do mercado literário, a escritora guarda uma convicção: após os primeiros passos na literatura, é impossível voltar atrás. Atualmente, Daniela cursa a oficina literária de Luiz Antonio Assis Brasil.

A série especial sobre a literatura da capital gaúcha vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22 horas, na TV Câmara (canal 16 da NET). Durante o período eleitoral, a proposta das entrevistas foi a de mostrar como histórias e poemas podem contribuir para pensar o futuro da cidade. A cada semana, um escritor porto-alegrense foi apresentado. Daniela Langer é a penúltima convidada da série, que encerra no dia 15 de outubro com uma participação especial. Após a exibição, os programas ficam disponíveis no blog do canal. O programa tem apresentação e edição de Poliana Pasa.

Texto: Divulgação TV Câmara
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)