Sessão Solene

Darvin Ribas recebe Diploma Honra ao Mérito

Homenageado não pode comparecer e foi representado pelo filho, Darvin Ribas Junior

  • Mesa diretora entrega diploma honra ao mérito ao Senhor Darvin Ribas. Na foto: Presidente da sociedade de engenharia, Nelson Moussalle, presidente da CMPA, vereador Cássio Trogildo, filho do homenageado, Darvin Ribas Junior e  o presidente da ASTA , João Carlos Prates.
    Presidente Cassio Trogildo, entregou diploma a Darvin Ribas Junior (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Mesa diretora entrega diploma honra ao mérito ao Senhor Darvin Ribas. Na foto: filho do homenageado, Darvin Ribas Junior
    Ribas Jr destacou valores morais e éticos transmitidos pelo seu pai (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene, no final da tarde de sexta-feira (27/5), para conceder o Diploma de Honra ao Mérito ao engenheiro Darvin Ribas. A proposição é de autoria da Mesa Diretora do Legislativo da Capital. O homenageado foi servidor público municipal, líder comunitário, presidente do Sindicato dos Municipários (Simpa), presidente do Instituto da Criança e atuou diretamente em prol de uma sociedade mais justa e digna para todos.

Uma das bandeiras de lutas de Darvin Ribas, segundo o presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), que presidiu a sessão, foi a incorporação, na Lei Orgânica do Município de Porto Alegre, de dispositivo prevendo a criação do Instituto de Assistência do Município de Porto Alegre, destinado a garantir a saúde dos municipários.

“Quero salientar a justa homenagem desta tarde, deixando um abraço a todos os familiares, colegas da Prefeitura e amigos que Darvin construiu ao longo da vida. Preciso destacar também a importância deste grande homem que atuou em nossa sociedade em prol do bem comum. Amplamente reconhecido pelas autoridades da época, quando presidiu a Associação de Técnicos Científicos Aposentados do Município de Porto Alegre, o nosso homenageado priorizava a atitude como força para a obtenção de conquistas”, reiterou Cássio.

Família

O agraciado Darvin Ribas, por motivos de doença, não pôde comparecer à solenidade. Desta forma, seu filho mais velho, Darvin Ribas Junior, representou seu pai no ato e aproveitou para lhe prestar mais um reconhecimento público. “Mesmo não podendo comparecer, sabemos que meu pai está agora recebendo todos os nosso melhores pensamentos e homenagens. Eu gostaria de destacar algumas qualidades que percebíamos também dentro do ambiente doméstico. O engenheiro Darvin Ribas possuía um elevado senso de responsabilidade. Ele não deixava para depois o que poderia ser feito agora. Ele era enérgico no fazer e no falar. Ele era um homem exigente quanto ao resultado e sabia valorizar o bom serviço. A retidão de caráter do meu pai é mais visível quando se trata de opinião ou atitude que possa desagradar até os seus amigos. A família, para ele, não veio ao acaso. Era um projeto pessoal. Ele construiu um prédio de cinco andares, homenagem aos nossos avós paternos”, comentou Darvin Junior, ratificando que seu pai contribuiu para a construção da sua personalidade. “Temos a convicção, como filhos, que nosso esforço é apenas uma contribuição de tudo que ele nos forneceu para a construção da nossa personalidade e valores morais”, concluiu.

Homenageado

Em 1953, ainda como estudante do curso de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Darvin Ribas ingressou na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, passando, em 1957, já graduado, a atuar como engenheiro do seu quadro técnico na Divisão de Fiscalização dos Transportes e, posteriormente, na Divisão de Prédios Escolares da Secretaria de Educação. Trabalhou na Seção de Estudos e Projetos do Departamento Municipal de Habitação e, por último, na Secretaria Municipal de Obras e Viação, na qual se aposentou.

Como diretor da Divisão de Prédios Escolares, participou ativamente de projetos e da construção de diversos unidades escolares na periferia da cidade, oportunizando a muitos jovens o primeiro acesso à educação. Remonta a essa época um episódio que ilustra a preocupação do engenheiro Darwin Ribas para com os desfavorecidos.

Na década de 1960, angustiado com a insuficiência das dotações orçamentárias para fazer frente à necessidade de obras, solicitou autorização do secretário de Educação do Município para gestionar recursos públicos em Brasília. Auxiliado pelo então senador Guido Mondin, Ribas obteve a liberação de recursos junto ao governo do presidente João Goulart, retornando a Porto Alegre com ofício autorizativo em mãos e concedendo as verbas pleiteadas para a construção de prédios escolares em Porto Alegre.

Também prestigiaram a solenidade o presidente da Sociedade de Engenharia do RS, engenheiro Nelson Moussalle, e o presidente da Associação dos Técnicos Científicos Aposentados de Poa (Asta), João Carlos Prates.


Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)