Demhab diz que não há novo local para abrigar associação da Chocolatão
O Demhab informou, nesta terça-feira (30/4), à comunidade da Vila Nova Chocolatão, que no momento não é possível oferecer um novo local para a construção de uma sede para a associação de moradores. Conforme a representante do órgão, Maria Horácia Ribeiro, já existe uma casa na vila destinada para este fim, mas foi cedida, com aval da comunidade, para a ONG Cirandar, que executa no local um projeto de biblioteca comunitária. Horácia e outros representantes da prefeitura participaram de reunião da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Horácia disse que, por várias vezes, o Demhab tentou intermediar com os moradores a formalização da associação, mas a comunidade não conseguiu se mobilizar para efetivá-la. "Sem a criação formal da associação, o Demhab não pode ceder o imóvel hoje ocupado pela Cirandar", explicou. Acrescentou, porém, que, nos fundos do mesmo terreno, há uma área na qual se pode construir a sede, desde que a associação seja formalizada e, ainda, após a expedição do habite-se do imóvel.
Cursos
Além de uma área para erguer a sede, o vice-presidente da associação, Carlos Souza, pediu que a prefeitura promova cursos de capacitação para oferecer à comunidade. Segundo ele, os cursos anteriormente oferecidos não atendem às necessidades dos moradores.
Presente à reunião, o secretário-adjunto do Trabalho, Marcello Chiodo, colocou a pasta à disposição da comunidade. Lembrou que o programa federal Pronatec oferece diversos cursos gratuitos que podem ser acessados pelos moradores. "Quem participa dos cursos ganha passagem e lanche. E pode ser encaminhado a um emprego", explicou.
Luz e cartas
Problemas nas contas de energia elétrica e na entrega de correspondências na vila também foram levados à Cuthab pela comunidade. No caso das contas de luz, o presidente da comissão, vereador Delegado Cleiton (PDT), disse que enviará ofício à CEEE para que faça uma vistoria na rede e nos medidores individuais. Sobre as cartas, Horácia prometeu contatar a área de engenharia do Demhab para ver se há algum problema de identificação da vila junto aos Correios.
Visita
Os representantes do Executivo se colocaram à disposição para visitarem a vila e conversar com os moradores. Delegado Cleiton igualmente disse que a Cuthab visitará o local e se reunirá na vila tão logo seja convidada pela comunidade. "As reivindicações da comunidade são justas. Precisamos ir lá e ver de perto as necessidades dos moradores",
A reunião da Cuthab teve a presença dos vereadores Cassio Trogildo (PTB) e Roni Casa da Sopa da Restinga (PTB).
Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)