Cuthab

Demhab promete projeto para área charrua em 30 dias

Angela representou aldeia na reunião Foto: Francielle Caetano
Angela representou aldeia na reunião Foto: Francielle Caetano
A prefeitura deve enviar em 30 dias à Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei definindo como Área Especial de Interesse Cultural (Aeic) terreno de oito hectares onde está instalada atualmente a aldeia Polidoro Charrua, na Estrada São Caetano, divisa entre a Capital e Viamão. A promessa foi feita hoje (21/5) pela representante do Demhab, Maria Horácia Ribeiro, na reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab). "O projeto da Aeic está no departamento jurídico, para ajustes finais, e após esta etapa será enviado à Câmara. Só depois que o terreno for transformado em Aeic é que serão construídas as casas reivindicadas pela comunidade charrua", explicou Horácia.

A agente de saúde Angela Moura, que mora na comunidade, é filha da cacique da aldeia e representou os charrua na reunião, disse que ficou satisfeita em saber que o projeto já está prestes a ser enviado à Câmara. Ela lembrou que os indígenas estão na área há sete anos, aguardando pelas moradias. "Além das casas, queremos um centro cultural e um posto médico", explicou Angela. Atualmente, os charrua que vivem no local moram em quatro casas de madeira e duas de alvenaria e, segundo ela, enfrentam doenças principalmente por causa de uma fossa a céu aberto existente na área.

Moradias

Conforme o Demhab, após a transformação do terreno em Aeic, a prefeitura firmará contrato com a Caixa Econômica Federal para obter uma linha de crédito que permitirá a construção nas moradias. Pelo projeto, serão construídas nove casas de alvenaria de 42 metros quadrados cada uma, um centro cultural e um posto de saúde, além da demarcação de uma área para produção primária. O DEP construirá cinco galerias para drenagem da água de um braço do Arroio do Salso que corta a área.

Vereadores

O presidente da Cuthab, vereador Delegado Cleiton (PDT), disse que a comissão pretende acompanhar de perto a tramitação do projeto. Por isso, em nome da Cuthab solicitou aos técnicos da Prefeitura o envio de documento com o cronograma da proposta. Além de Cleiton, participaram da reunião os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Cássio Trogildo (PTB) e Engenheiro Comassetto (PT).

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)