DEP afirma à Cosmam que vai construir rede de esgoto na Nazareth
A fim de minimizar os estragos trazidos pelas chuvas recentemente, assim como solucionar de forma paliativa o esgoto à céu aberto, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) vai construir uma mini rede de esgoto na Vila Nazareth, zona norte da capital. A afirmação foi feita pelo diretor de conservação do órgão, Francisco José Ferreira Pinto, durante reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (23/02).
É uma vila com problemas graves, pois como está em um ponto de terreno baixo, está mais suscetível a alagamentos, explicou ao afirmar que a prefeitura só pode fazer pequenos reparos, pois a Vila Nazaré está em processo de remoção devido à expansão da pista do aeroporto Salgado Filho. Faremos um trecho de rede para escoar a água. É uma obra pequena, mas dará maior tempo de vida útil para os moradores que lá se encontram, acrescentou ao anunciar que na próxima semana as obras já devem iniciar. O trecho de rede deverá ter 180 metros de comprimento. A conclusão da obra deve acontecer em no máximo 30 dias, conforme o Departamento.
Para Maria Madalena Nascimento, residente da comunidade e presidente da Associação de Moradores da Vila Nazaré, o anúncio das obras já é um alívio para tantos moradores que sofrem com suas casas sendo invadidas por água. Esperamos que não seja lento esse processo e que de uma vez por todas acabem com esse problema até sermos removidos para um lugar melhor, desejou. Segundo Ademar Euclides Duarte, os prejuízos que a invasão das águas trouxe já é incalculável. "Muitas vezes nem sair de casa a gente consegue".
O presidente da Comissão, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) registrou que a Comissão vai acompanhar a construção da rede para que a comunidade não sofra mais com o problema dos esgotos. Já constatei que diversos moradores estão doentes e com feridas na pele em decorrência do esgoto. Não podemos esperar que venham os surtos de dengue, a situação é muito grave, salientou. Ainda participaram da reunião, os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Alceu Brasinha (PTB), Carlos Todeschini (PT), Elias Vidal (PPS) e Mário Manfro (PSDB).
Ester Scotti (reg. prof. 13387)