Desenvolvimento Econômico

Frente Parlamentar do Cooperativismo abre atividades de 2017

  • Márcio Bins Ely abre trabalhos da FRENCOOP
  • Cooperativas apresentam demandas

 Com a presença de representantes de cooperativas e vereadores, iniciaram os trabalhos deste ano da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (FRENCOOP) com um café da manhã realizado nesta quinta-feira (18/5) na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP).
 O evento foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que destacou a importância do cooperativismo, baseado nos princípios da igualdade e fraternidade, e o papel da FRENCOOP para o setor:  
-Queremos traçar planos estratégicos para atuar junto com a Câmara Municipal. Esse espaço é muito importante para as cooperativas.

O presidente da FRENCOOP, vereador Márcio Bins Ely, manifestou a necessidade de continuar estreitando a relação entre a frente e as cooperativas:
 -Estamos estabelecendo um canal aberto para as demandas do setor. Vamos traçar juntos um plano de trabalho que nos permita solucionar problemas e criar normas que beneficiem o setor.
Bins Ely lembrou o trabalho já realizado pela frente relativo à implementação da Lei 725/14, que isentou as Cooperativas Habitacionais do pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e a participação das cooperativas de trabalho nas licitações do poder público.
A necessidade de dar atenção às cooperativas de trabalho foi proposta pela presidente da Cotravipa, Imanjara de Paula:
- Essas entidades estão marginalizadas, e são elas a única saída para muitas pessoas que não têm oportunidades em outros locais.
No evento estavam presentes o vice-presidente e o secretário da FRENCOOP, Airto Ferronato e João Carlos Nedel, representantes de vereadores e do setor cooperativista de Porto Alegre.

A FRENCOOP é integrada por 24 vereadores, que trabalham com a finalidade de sugerir leis, ações e buscar alternativas para aperfeiçoar o sistema cooperativista. Foi criada em 2013 para estimular a integração de pessoas interessadas em unir forças para criar oportunidades, possibilitar a geração de postos de trabalho e renda e impulsionar o crescimento econômico.    
 O vereador Márcio Bins Ely atua em defesa das cooperativas desde o primeiro mandato. É autor da lei que instituiu a Política Municipal de Apoio do Cooperativismo, o Cadastro Geral das Cooperativas e autorizou o Executivo a abrir crédito especial para constituir o Fundo de Apoio ao Cooperativismo (FAC). A Lei 10.278/2007 foi elaborada junto com o ex-vereador Mário Fraga.

Texto e fotos: Agnese Schifino