Plenário

Dia contra preconceito ao nanismo deve entrar no calendário oficial

Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre para a Paróquia Nossa Senhora de Belém Novo. Na foto: Proponente da homenagem, vereador Paulinho motorista na tribuna do plenário.
Vereador Paulinho Motorista (PSB), autor da proposta (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Lei do Legislativo nº 243/16, de autoria do vereador Paulinho Motorista (PSB), que inclui o Dia Municipal de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município (dia 25 de outubro). Segundo Paulinho, “é necessário que o assunto seja tratado em todos os níveis da sociedade, prioritariamente nas casas legislativas, para que o debate gere esclarecimento, possibilitando, assim, que as pessoas com nanismo tenham uma vida normal e uma convivência sadia, sem nenhum tipo de preconceito formado pela falta de informação”.

O nanismo é uma patologia genética que resulta em um indivíduo com estatura muito menor que a média da população, não possuindo cura ou método preventivo. Muitas vezes, essas pessoas são discriminadas na convivência diária com a sociedade, não dispondo das mesmas chances de emprego, sendo tratadas de forma desrespeitosa, enfrentando dificuldades de locomoção e outras dificuldades.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)