Plenário

Dia Municipal de Celíaco será incluído no calendário oficial

Vereador Engenheiro Comassetto Foto: Ederson Nunes
Vereador Engenheiro Comassetto Foto: Ederson Nunes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, por votação simbólica, o projeto de lei - de autoria do vereador Engenheiro Comassetto (PT) - que inclui o Dia Municipal de Celíaco no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município.

O vereador lembra que a doença celíaca é uma patologia sistêmica, autoimune, decorrente da resposta inadequada do organismo ao glúten, proteína presente no trigo, na aveia, no centeio e na cevada. A doença ocorre em pessoas geneticamente propensas e afeta o intestino delgado, causando a atrofia das suas vilosidades, o que prejudica a absorção de nutrientes. A doença não tem cura, e o único tratamento é a eliminação do glúten da alimentação. "A desinformação é a grande inimiga dos portadores da doença celíaca, principalmente pela falta de conhecimento a seu respeito e pelas sérias complicações que uma simples transgressão da dieta pode causar ao paciente", afirma Comassetto.

"Atenta à gravidade da doença, a Câmara Municipal tem tratado desse assunto por meio de alguns projetos, como o projeto de lei do ex-vereador João Derly, que ainda tramita nesta Casa e que trata de um programa de assistência aos portadores da doença celíaca, e o projeto de lei do vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), recém-aprovado, que obriga os restaurantes a informar os alimentos que contêm glúten, lei que tem a mesma intenção e obriga que alimentos industrializados tragam, em seus rótulos ou sua bula, informações sobre a presença ou não de glúten em sua composição, uma medida preventiva."

Segundo Comassetto, a data é proposta pelas próprias entidades representativas dos celíacos. O dia 13 de setembro é a data de nascimento de Samuel Jones Gee, médico e pediatra inglês que, em 1888, publicou a primeira descrição clínica moderna e completa da doença celíaca. "A sua contribuição levou ao epônimo Doença de Gee, conhecida hoje como doença celíaca", informou o vereador.

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)