Comissões

Diário de Notícias: moradores reclamam estacionamento

Isolam disse ser a favor da duplicação mas quer estacionamento Foto: Maria Helena Sponchiado
Isolam disse ser a favor da duplicação mas quer estacionamento Foto: Maria Helena Sponchiado

Moradores dos Condomínios Terrazas Mirador e Garden Place, localizados na Avenida Diário de Notícias, na Zona Sul da Capital, compareceram à reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal nesta terça-feira à tarde, que tratou das obras para a duplicação daquela avenida. Os moradores reclamam que a duplicação da Diário de Notícias não prevê espaço para os automóveis estacionarem em frente aos dois condomínios, onde habitam cerca de 240 famílias. "Somos a favor da duplicação, mas queremos ter o direito ao estacionamento. As pessoas que acessam os condomínios precisam estacionar muito longe do local, pois não é permitido o estacionamento nas proximidades", disse Floriano Isolam, morador do Garden Place.

O presidente da Cuthab, vereador Elias Vidal (PPS), agendou uma visita da Comissão ao local das obras para esta quarta-feira (11/8), às 9h30min, a fim de se reunir com os técnicos e os moradores e discutir outras alternativas para o problema. "Há boa vontade das partes para se chegar a um consenso", disse o vereador. Também estavam presentes à reunião os vereadores Engenheiro Comassetto (PT), Paulo Marques (PMDB), Nilo Santos (PTB), Paulinho Rubem Berta (PPS) e João Carlos Nedel (PP).

Mudanças

A arquiteta Isabel Haifuch e o engenheiro Larry Rivoire Junior, representando, respectivamente, a Empresa de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), rejeitaram quaisquer grandes mudanças no projeto da obra, que já está em andamento. A duplicação da Avenida Diário de Notícias, executada pela Smov, é uma contrapartida do Barra Shopping Sul ao Município.

De acordo com Larry Junior, seria possível criar de oito a dez vagas para automóveis com a extensão do espaço para estacionamento até a frente da sede da Smov. Ele explicou que o canteiro central da Diário de Notícias é mais largo em função do Conduto Álvaro Chaves, que está localizado no subterrâneo da Avenida. "Qualquer outro alternativa que gere custo adicional ao projeto poderá não ser aceita pelo empreendedor por não estar prevista no contrato", disse o engenheiro.

Secundária

O síndico do Condomínio Terrazas Mirador, Rubem Vasconcellos, sugeriu que a parada de ônibus localizada na frente dos dois condomínios fosse deslocada para mais adiante, ao lado de onde está situado um posto de combustíveis. "A parada de ônibus ocupa o espaço de seis automóveis e, se deslocada, poderia liberar estas vagas para estacionamento. Atualmente, existe espaço para apenas cinco automóveis estacionarem na frente do condomínio.", disse Vasconcellos. A representante da EPTC, no entanto, rechaçou qualquer possibilidade de atender a sugestão. "A medida prejudicaria os usuários, que precisariam caminhar até muito longe para chegar à parada", disse Isabel Haifuch.

A arquiteta destacou que o estacionamento "é uma demanda secundária" em se tratando de uma via arterial como a Diário de Notícias. Segundo ela, as obras de duplicação visam a atender a demanda de melhoria do fluxo de automóveis na Avenida em horários de pico no trânsito. "A implantação de uma via arterial tem o objetivo de melhorar a circulação de carros e permite estacionamento apenas em casos especiais e em horários definidos. Também não há possibilidade de permitir estacionamento de automóveis na rotatória da Diário de Notícias", disse Isabel.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)