Plenário

Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos tempos de Liderança da sessão desta quinta-feira (20/10):

BURACOS - Alceu Brasinha (PTB) reclamou de dois buracos existentes nas dependências da Câmara, que, segundo ele, ficaram sem providências por cerca de meio ano. Disse que mesmo sem fazer parte da Mesa, dirigiu solicitação ao secretário de Obras pedindo providências. Mostrou fotos dos buracos e da restauração feita pela Smov. Criticou que alguns vereadores falam dos buracos existentes na cidade, mas que não tomam providências com os buracos no pátio da Casa, que causaram, inclusive, danos ao pneu de seu veículo. (VBM)

APERITIVO - Tarciso Flecha Negra (PSD) lamentou que a Copa das Confederações não terá jogos em Porto Alegre. Disse que não quer apontar culpados, mas que trata-se de uma grande perda para a cidade e para as pessoas que gostam de futebol. Observou que esse aperitivo para a Copa seria disputado no Beira-Rio. Também lamentou o estado de alguns imóveis tombados como patrimônio histórico e que estão em estado precário, inclusive colocando em risco a vida das pessoas. Afirmou que é preciso rever esses patrimônios tombados ou que se faça a restauração. (VBM)

GONÇALO - Airto Ferronato (PSB) comemorou o título de "rua mais bela do mundo" atribuído à Rua Gonçalo de Carvalho, no Moinhos de Vento. Segundo ele, significa uma conquista para Porto Alegre, que há muito tempo dedica grande atenção para as questões ambientais."É uma conquista que pode ser um elo para trazer turistas a Porto Alegre." Ferronato lamentou, no entanto, que a Capital tenha perdido a possibilidade de ser sede da Copa das Confederações, mas disse acreditrar que muitas pessoas que estejam de passagem pela cidade para participar de grandes eventos possa se interessar em conhecer a rua, conhecida como Túnel Verde. (CS)

SOLIDARIEDADE - Aldacir Oliboni (PT) manifestou a solidariedade da bancada do PT de Porto Alegre à prefeita cassada de Gravataí Rita Sanco, "eleita com o voto de milhares de eleitores". Disse que foi realizado, ontem, um ato de desagravo à Rita. "A cassação foi uma tentativa de golpismo de alguns partidos e de dez vereadores que acham que têm poder maior que a população para tirar do cargo uma prefeita eleita pelo povo." Oliboni afirmou que o processo de cassação teve "claro cunho político" visando às eleições de 2012. Também prestou solidariedade à deputada Manuela D´Ávila (PCdoB), "que tem enorme trabalho social e político na cidade e que se elegeu com méritos". (CS)

OP - Paulinho Rubem Berta (PPS) disse repudiar qualquer atitude que tente desqualificar o Orçamento Participativo, "ferramenta entregue à população". O vereador disse ainda concordar que o OP possa ter algumas falhas e precisa avançar, mas afirmou conhecer conselheiros e delegados do OP Porto Alegre, "que talvez tenham mais conhecimentos sobre as dificuldades da periferia por serem líderes comunitários". Segundo ele, esses líderes e conselheiros são cidadãos que se dispõem a dedicar parte de seu tempo para a comunidade. "Tenho muito orgulho de ter sido líder comunitário." (CS)

PCdoB - Idenir Cecchim (PMDB) manifestou tristeza pelas denúncias de corrupção que envolvem militantes e políticos do PCdoB. Lembrando ter sido líder estudantil, observou que o PCdoB sempre dominou o movimento estudantil, tanto na UNE quanto nos diretórios e centros acadêmicos. "Fico imaginando como estão se sentindo os milhares de estudantes brasileiros que acreditaram e falaram em nome do partido e atacaram a corrupção." Segundo Cecchim, os desvios de recursos para ONGs foram comprovados e exigem explicações, inclusive da deputada Manuela D´Ávila (PCdoB), que é candidata a prefeita em Porto Alegre. (CS)

ESPORTES - “O PCdoB é um aliado fiel e o ministro Orlando Silva merece nosso respeito”. Ao fazer esta afirmação, Engenheiro Comassetto (PT) disse que a Polícia Federal deverá investigar as denúncias existentes sobre o Ministério dos Esportes, e pediu: “Não se deve julgar sem ter provas”. O vereador também lembrou que a Câmara Municipal apoiou o Grêmio e o Internacional, em seus pleitos para construção e reforma de estádios, e lamentou que a cidade tenha perdido a Copa das Confederações. “O Inter tem suas disputas internas”, disse. (HP)

VERDADE - Pedro Ruas (PSOL) informou que nesta sexta-feira (28/10) será realizada na sala 301 da Câmara Municipal, às 16h30min, a segunda reunião do Comitê Gaúcho Carlos de Ré da Verdade e da Justiça. Conforme o vereador, a reunião deverá contar com a presença de estudantes do tema, militantes políticos e ex-perseguidos políticos, além de familiares daqueles que já faleceram. “Queremos avançar pela verdade e chegar à justiça”. Ruas lembrou que recentemente o Brasil foi condenado por tribunal internacional por não ter feito a chamada Justiça de Transição. “O mundo está atento aos movimentos do país”. (HP)

METRÔ – Sebastião Melo (PMDB) afirmou que várias obras que estão em andamento na cidade, como as tranferências das vilas Dique/Nazaré e Chocolatão, novas vagas em creches, instalação de novos contêineres para lixo, entre outras; foram preparadas pelo governo de José Fogaça e estão tendo continuidade com José Fortunati. Conforme Melo, os preparativos para que a cidade tenha o metrô também não foram iniciados apenas agora. ”É preciso que a oposição tenha a grandeza de reconhecer isso”. Conforme o vereador, administrações do PT chegaram a recusar verbas para estudos de viabilidade do metrô: “Se dependesse do PT, essa obra talvez nunca chegaria a Porto alegre”. (HP)

CONCURSO – Sofia Cavedon (PT) anunciou o lançamento de edital, na próxima semana, para obras na Câmara Municipal que incluirão reforma completa do Salão Adel Carvalho. O local, conforme a vereadora, será transformado em sala multiuso e deverá receber também um novo auditório. Deverá ser feito ainda um novo acesso para pedestres junto ao atual portão de veículos. Sofia anunciou também que na próxima seman deverá ser contratada empresa para a realização de concuro público, com o preenchimento de diversas vagas na Câmara Municipal; bem como de empresa que deverá elaborar proposta para plano de carreira, cargos e salários dos servidores do legislativo municipal. (HP)

SOLENE – Mário Fraga (PDT) convidou os vereadores para participarem, na próxima terça-feira (25/10), da entrega do título de cidadão de Porto Alegre a Caco Pacheco, idealizador da Festa do Ridículo. De acordo com ele, o evento ocorre  Há 32 anos e reúne cerca de 30 mil pessoas no bairro Belém Novo. Mário Fraga afirmou também que sabe o quanto é difícil avançar nos problemas da Casa. O vereador entende que é preciso realizar concurso em todas as áreas. Os funcionários estão se aposentando e a Câmara já está deficitária em alguns setores (RT)

CONCURSO – Luiz Braz (PSDB) se mostrou preocupado quando foi informado de que será realizado concurso público na Câmara até o final do ano de 2011. Segundo ele, se apressar o concurso público a instituição poderá incorrer em problemas que poderiam ser evitados. Para ele, os presidentes devem ter um  sequência administrativa e não ações estanques. O próximo presidente deve dar continuidade aos projetos anteriores para uma boa administração. (RT)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)