Plenário

Diretor do Demhab apresenta Plano Habitacional

Humberto Goulart expôs ações Foto: Felipe Dalla Valle
Humberto Goulart expôs ações Foto: Felipe Dalla Valle

 O vereador licenciado e diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab),
Humberto Goulart, apresentou, nesta quinta-feira (22/3), relatório de atividades desse
departamento e o andamento das obras que constituem o Plano Habitacional da Cidade.
Goulart ressaltou as dificuldades encontradas para realização de assentamentos necessários para suprir o déficit de 35 mil unidades habitacionais em Porto Alegre. O diretor enumerou as ações que integram o Programa de Acelaração do Crescimento (PAC), que envolve os reassentamentos das Vilas Chocolatão, Dique e Nazaré.

Goulart lembrou que a Vila Chocolatão foi transferida em 2011 para o loteamento construído pelo Demhab na Avenida Protásio Alves, com ruas pavimentadas, iluminação pública, estação de tratamento de esgotos, quatro unidades de comércio e serviços, centro social, creche, escola infantil, bacia de amortecimento de águas; além de uma unidade de triagem de resíduos recicláveis, construída pela Usiminas. O diretor do Demhab observou que, após as medidas implementadas neste local, houve total redução das ocorrências de incêndio e relacionamento pacífico, nesta comunidade.

Para a Vila Nazaré, conforme explicou o diretor, está previsto o atendimento de mais de  1.100 famílias cadastradas. Goulart disse que foi assinado o contrato de financiamento para aquisição de área e implantação de infraestrutura. "O início das obras deve ocorrer na próxima semana, para que essas famílias possam ser transferidas em 2013", anunciou.

Na Vila Dique, segundo o diretor, o reassentamento está em andamento, com as adequações necessárias para atender 1.486 famílias, unidades de comércio, com creches, escola, centro comunitário, estação de tratamento de esgoto e casas adequadas à cadeirantes", afirmou o diretor Goulart, ao lembrar que há um trabalho se assitentes sociais para auxílio à  comunidade na adaptação à nova moradia.

Goulart destacou as ações da Unidade Comercial do Demhab, "reconhecida nacionalmente,
pelo pioneirismo no setor da habitação popular". Quanto ao Projeto Integrado Entrada da
Cidade (Piec), que visa ao desenvolvimento urbano, socioeconômico e ambiental da Região
Humaitá-Navegantes, o diretor relatou que deve atender 3.775 famílias, com 
3.061 novas casas e 714 lotes urbanizados, com obras de diferentes loteamentos, em construção.
 
Sobre o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que é desenvolvido em parceria com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), Goulart afirmou que deve promover o  reassentamento de 1.600 famílias que vivem nas margens do Arroio Cavalhada. Goulart explica que esse projeto está em andamento, "sendo que 160 famílias foram assentadas no Loteamento Campos do Cristal".

O diretor do Demhab manifestou preocupação com a falta de interessados em participar do processo de seleção de empresas para a construção das casas populares, destinadas ao projeto Secopa/Tronco; ao informar que "foram realizados os chamados, sem respostas".

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)