DMLU quer buscar solução conjunta para vila Santo André
Relatos de acúmulo de lixo e outros agravantes da situação da vila Santo André, no bairro Humaitá, como esgoto a céu aberto, água contaminada e ruas intransitáveis, foram temas da reunião entra a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), e o coordenador do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Eduardo Rava de Campos. O encontro, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (6/7) é um desdobramento do Câmara na Comunidade da última sexta-feira, 01/07.
As pessoas moram dentro de um lixão, enfatizou Sofia. Segundo a presidente, os moradores da vila não têm luz, água potável e vivem em situação calamitosa. Conforme depoimentos colhidos na sexta-feira, ela ainda informou ao DMLU que o cronograma de coleta domiciliar terças, quintas e sábados e de foco segundas, quartas e sextas não vem sendo cumprido. O caso requer um acompanhamento regular, sem dúvida, admitiu Campos.
Sofia mostrou fotos da visita, registrando as montanhas de rejeitos e o barro que há no local. A comunidade possui grande número de catadores, que tem no lixo seu sustento. Porém, a presidente frisou: Eles reciclam o lixo, mas não precisam morar no meio dele. Para os próximos encaminhamentos, será agendada uma reunião entre Câmara, DMLU, coordenadores dos pontos de reciclagem e líderes da região. Campos aposta numa solução conjunta e assentiu na importância de uma fiscalização mais rígida.
Vila Liberdade
A presidente da Câmara ainda repassou informações sobre a situação da Vila Liberdade, também no bairro Humaitá, visitada em 25/06, quando Sofia exercia interinamente o cargo de Prefeita da cidade. O coordenador do DMLU sugeriu que o órgão faça uma visita às duas vilas, acompanhado de representantes do Legislativo Municipal.
Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência