Vila Cruzeiro do Sul recebeu o Câmara na Comunidade
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), juntamente com os vereadores Luciano Marcantonio (PDT), Elias Vidal (PPS), Toni Proença (PPS) e Mauro Pinheiro (PT), visitaram, na manhã de sexta-feira (20/5), a comunidade da Vila Cruzeiro do Sul na Cruzeiro. Acompanharam os vereadores os assessores da Secretaria Municipal de Obras, CAR Cruzeiro, DMLU e DEP.
O acúmulo de lixo foi o principal problema apontado pela presidente da Associação dos Moradores da Vila Cruzeiro do Sul (Amovics), Malvina Beatriz de Souza. Segundo ela os profissionais da terceirizada do DMLU não entram nos becos e orientam os moradores a colocarem o lixo nas esquinas. Isso incentiva a criação de focos, que já são muitos, enfatizou.
Outro problema, conforme relataram os moradores, é a demora na coleta, não tem dia e nem hora certa e assim os sacos são rasgados pelos bichos e carros que passam, afirmaram. Carlos Alberto da Costa, gerente da Seção Cruzeiro do DMLU informou que 42 focos são limpos diariamente na região.
Outro problema, conforme relataram os moradores, é a demora na coleta, não tem dia e nem hora certa e assim os sacos são rasgados pelos bichos e carros que passam, afirmaram. Carlos Alberto da Costa, gerente da Seção Cruzeiro do DMLU informou que 42 focos são limpos diariamente na região.
Os vereadores também constataram que nos acessos da Vila, muitas bocas de lobo estão entupidas, principalmente nos acessos C e D. Na Praça Moderna, localizada na Rua Ariovaldo Soares Johnson, Beatriz relata que a praça está completamente abandonada. É um espaço que serve de lazer não só para as crianças, mas também para grande parte da comunidade, pois é o único espaço que existe para este fim, salientou. No local ainda foram observados os problemas de esgoto a céu aberto, ninhos de cobras, muito lixo, falta de capina e de equipamentos.
A comunidade também reclamou do abandono da praça Rejane Vieira. Muito lixo e falta de manutenção enfatizou a presidente da Associação lembrando que outra reivindicação da região é a presença de um coordenador da Prefeitura, que em tempos anteriores existia.
Sofia ressalta a visita realizada na EMEI Vila Tronco. A Escola está com o projeto para a nova sede pronto, dependendo apenas de aprovação de uma emenda parlamentar que está tramitando na Câmara Federal para iniciar a construção. O local indicado para a nova sede é na Rua Dona Otília, 100. Sofia irá solicitar agenda com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) a fim de que o processo possa ser melhor acompanhado pela comunidade.
O Câmara na Comunidade é um projeto da Casa Legislativa da Capital, implantado este ano, que leva vereadores e órgãos da prefeitura a comunidades com o objetivo de identificar as reclamações dos moradores e encaminhar soluções junto aos órgãos competentes.
Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência