Homenagem

Donas de casa lembradas pelo transcurso de seu dia

Edy Mussoi representou donas de casa em homenagem na Câmara Foto: tonico alvares
Edy Mussoi representou donas de casa em homenagem na Câmara Foto: tonico alvares

O transcurso do Dia das Donas de Casa, celebrado em Porto Alegre em 31 de outubro, foi destacado nesta segunda-feira (30/10) no Grande Expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal. “Saber comprar, fiscalizar e ver a qualidade dos produtos é uma capacidade que só as mulheres têm”, afirmou Cassiá Carpes (PTB). O vereador é o autor de projeto de lei que criou essa data na capital. O pronunciamento foi acompanhado na mesa principal por Edy Maria Mussoi, presidente do Movimento de Donas de Casa e Consumidores do Rio Grande do Sul (MDCC/RS).

Cassiá lembrou que as exigências naturais do dia-a-dia transformaram as donas de casa em economistas e fiscalizadoras permanentes de serviços e produtos. “Elas agem com um senso de profissionalismo no consumo”, afirmou. O vereador também destacou a importância do MDCC/RS na prestação de serviços à comunidade, o que inclui assessoria jurídica, orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor e fiscalização em supermercados.

Ao agradecer a homenagem, Edy Mussoi disse que em épocas passadas preencher uma ficha e colocar como ocupação dona-de-casa chegou a ser considerado pejorativo. “As mulheres tinham vergonha disso. Hoje é a mulher que administra uma casa e tem que entender de economia, saúde e leis, principalmente do Código de Defesa do Consumidor”, salientou. A presidente do MDCC/RS lembrou ainda que a entidade aguarda há 10 anos pelo Procon Municipal. “Esperamos que até o final desse ano projeto de lei criando esse órgão chegue nesta casa”.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)