Dr. Goulart

Dr. Goulart critica projeto que alvita a violência obstétrica

(Foto: Carolina Andriola/CMPA)

O vereador Dr. Goulart (PTB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (22/06), para manifestar a sua defesa aos profissionais da saúde e  seu posicionamento contra o texto do Projeto de Lei nº 044/17, que estabelece medidas para proteger gestantes e parturientes contra a violência obstétrica no Município de Porto Alegre. Conforme o parlamentar o projeto mostra a falta de conhecimento técnico e  a total falta de respeito aos profissionais da saúde.

Entre as determinações do projeto, contestadas pelo Dr. Goulart, está a proibição de "tratar a gestante ou a parturiente, dando-lhe comandos e nomes infantilizados e diminutivos, tratando-a como incapaz, ou, fazer a gestante ou a parturiente acreditar que precisa de uma cesariana". Considerando absurdas as colocações do autor da proposta, Dr. Goulart  disse que o parlamento não pode regrar o perfil afetuoso de um cidadão para tratamento interpessoal; além disso, destacou que só o médico tem a obrigação de indicar e conduzir a melhor forma para realização de um parto, "limitações que não podem ser imposta por um regramento, sugerido por quem não conhece o assunto e não possui experiência na prática".

O termo "violência obstétrica" também foi criticado pelo vereador, quando considerou que a proposta generaliza situações pontuais, ao sugerir debate mais profundo sobre o tema, Dr. Goulart  pediu maior consideração e respeito aos profissionais da saúde.