ECT recebe homenagem pelos 40 anos de criação
Os 40 anos de criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) foram destacados durante a sessão desta quinta-feira (19/3) da Câmara Municipal de Porto Alegre, no Plenário Otávio Rocha. Proposta pelo vereador Aldacir Oliboni PT), a homenagem foi comandada pelo presidente da Câmara, Sebastião Melo (PMDB), e contou com a presença do diretor regional da ECT, Larry Manoel Medeiros de Almeida, do diretor regional-adjunto, Gervásio de Carvalho, e da carteira Maria Inês Nunes Martins, à Mesa, além de diversos funcionários dos Correios.
Oliboni lembrou que, em 20 de março de 1969, o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) deu lugar à ECT, vinculada ao Ministério das Comunicações. Segundo o vereador, esse dia representou um salto de qualidade para a empresa e transformou-se em um marco da história dos Correios, iniciada no século XVII, ainda no Brasil-Colônia. Oliboni ressaltou a dedicação dos trabalhadores da ECT e os altos índices de aprovação de uma instituição "que tanto orgulha os brasileiros". O vereador também destacou o volume de trabalho da ECT, especialmente dos carteiros, que distribuem milhões de objetos "faça chuva ou faça sol" e comemorou pesquisa que coloca os Correios em primeiro lugar em credibilidade, juntamente com o Corpo de Bombeiros.
Ao agradecer a homenagem, o diretor Almeida informou que a ECT é a maior empresa celetista da América Latina, com mais de 112 mil empregados. Também ressaltou a grande presença de mulheres na função de carteiro no Rio Grande do Sul, que chega a 30% dos 15 mil trabalhadores. "Isso nos orgulha muito", afirmou. Almeida destacou a missão social da ECT. "Antigamente, o serviço de entrega de correspondências era para os ricos, que podiam pagar mensageiros", recordou. "Hoje há serviços postais com baixa tarifa, como a Carta Social, que beneficia um grande número de pessoas." O diretor também manifestou o orgulho da ECT ao saber que os Correios do Brasil aparecem em primeiro lugar em qualidade no mundo, seguido do serviço postal da Alemanha, conforme pesquisa da Revista Forbes.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)