Elvira Souza Lima encerra Seminário das Boas Práticas Pedagógicas
A consultora internacional em desenvolvimento humano e professora Elvira Souza Lima encerrou o Seminário das Boas Práticas Pedagógicas, promovido pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Porto Alegre, com a palestra Formação Cultural da Professora e do Professor. O seminário ocorreu quinta e sexta-feiras (31/10 e 1/11) no Plenário Otávio Rocha da Câmara, com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF).
Com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música, Elvira discorreu sobre as dimensões da pedagogia relacionadas ao desenvolvimento humano. Considero a pedagogia como uma ciência própria, que tem um componente muito forte: a formação das novas gerações, disse a especialista.
A pesquisadora lembrou que a pedagogia, ciência acumulada ao longo de milênios, é uma área que envolve conhecimentos das ciências biológicas e das ciências humanas. O desenvolvimento humano se dá por uma interação entre a biologia da espécie e a cultura: "Ele é histórico. Portanto, a ação dos educadores é sempre situada no tempo e no espaço".
Elvira apresentou recortes da pedagogia sob a perspectiva do entrelaçamento da cultura e da evolução da espécie, recuperando um pouco a dimensão do desenvolvimento humano na prática educativa. Em um desses recortes, afirmou que não basta socializar o conhecimento, é importante socializar as metodologias, os procedimentos e a história que levaram à constituição desse conhecimento. Na realidade, o avanço do conhecimento só foi possível graças a essa socialização.
Balanço
Conforme a vereadora Sofia Cavedon(PT), presidente da Cece, o seminário foi muito positivo, com palestrantes conceituados mundialmente (Vitor Paro e Elvira Souza Lima), e principalmente, contou com a socialização das experiências realizadas por várias escolas, com a mediação da professora da PUCRS, Ana Freitas, e que serão relatadas em um livro que será lançado ano que vem.
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Leia mais sobre o seminário:
Escolas mostram experiências no seminário das Boas Práticas Pedagógicas
Pesquisador da USP fala sobre educação e poder