Escola Vera Cruz: alunos releem obras de pintores famosos
Ao entrar na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Cruz, no bairro Glória, a impressão é de que se está entrando em uma galeria de arte. É o projeto Artistas de ontem, hoje e amanhã, que reúne trabalhos de alunos, de seis a 14 anos, sobre obras de pintores famosos como Van Gogh e Romero Britto. O objetivo é desenvolver, através da arte, uma cultura de paz, a sociabilidade, o senso crítico, a visão de mundo das crianças e adolescentes. Para conhecer essa história, a Caravana das Boas Práticas Pedagógicas da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou a instituição nesta quarta-feira (9/11).
De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, professora e arte-educadora Dóris Pickrodt, tudo começou com um trabalho que realizou sobre a artista Tarsila do Amaral no início do ano com uma turma de 5º ano e que foi exposto no Memorial do RS, a convite da Secretaria da Educação do RS (Seduc). A partir dele, os demais alunos disseram a seus professores que também queriam fazer um trabalho parecido. Assim nasceu o projeto, desenvolvido de forma interdisciplinar, que envolve toda a escola e a comunidade escolar, contou.
Cada turma escolheu um artista, pesquisou sobre sua obra e fez releituras com diferentes técnicas como pintura, desenho, escultura em papel, trabalhos em 3D, ditado visual (a professora descrevia a obra e os alunos desenhavam), colagens, entre outras. Segundo Dóris, o trabalho, que culminou com uma mostra, gerou integração entre os alunos e respeito uns pelos outros. Alunos com dificuldade de aprendizagem se sobressaíram nas artes, o que aumentou o seu rendimento escolar e sua autoestima. A admiração de uns pelos outros era visível, o que fez o relacionamento deles melhorar muito, lembrou com alegria.
Da arte antiga, foram pesquisados os pintores Michelangelo, Velazquez, Claude Monet, Caravaggio, Pablo Picasso, Goya, Paul Klee, Leonardo Da Vinci, Vincent Van Gogh, Salvador Dalí e Rembrandt. Da arte contemporânea Romero Britto, Denis Cavalcanti e Gustavo Rosa. E os artistas de amanhã são os próprios alunos, explicou Dóris.
Frequencia escolar
Outro destaque da escola, conforme a diretora Maria Elizabete Pandolfo, é o cuidado com a frequência dos alunos. Se algum falta, logo fazemos contato com a família para ver o que aconteceu. Por isso, nossas salas de aula estão sempre cheias.
A presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), elogiou a iniciativa de artes que envolve as diferentes áreas do conhecimento. A escola recuperou um capital cultural que a humanidade tem, mas fazendo com que os próprios alunos descubram-se também artistas.
Sofia destacou ainda o compromisso da instituição com a frequência e o sucesso escolar dos alunos. É uma alegria ver como professores e pais se mobilizam em torno da presença e do aprendizado dessas crianças e adolescentes. É mais uma escola pública garantindo a qualidade da educação.
Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência