Ex-reitor da UFRGS, Macarthy é cidadão de Porto Alegre
A Câmara de Porto Alegre concedeu, nesta terça-feira (27/4), o título de cidadão de Porto Alegre ao professor universitário e ex-reitor da UFRGS Earle Diniz Macarthy Moreira. A homenagem ocorreu em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha, durante Sessão Solene. A proposta da homenagem partiu do vereador João Antônio Dib (PP).
Dib, que também presidiu a Sessão, disse que a cidade reconhece hoje os méritos de Macarthy. Quando alguém recebe uma homenagem da Câmara é porque conquistou, através da família, o reconhecimento da cidade de Porto Alegre, elogiou. Dib ponderou que os amigos vieram à Casa saudar o professor Macarthy em um momento especial para Porto Alegre. Foram tantas coisa que fez por Porto Alegre, mas tenho certeza que a cidade continuará recebendo tua participação, colocou o autor da homenagem. O vereador lembrou que o "professor é a figura mais importante da sociedade", e justificou que o homenageado muito colaborou como educador para a formação de expressivo número de porto-alegrenses, o que lhe faz merecedor desta distinção do título honorífico de Cidadão de Porto Alegre.
Earle Macarthy enalteceu a distinção, e lembrou amigos que o ajudaram na trajetória de vida e em especial à família. É uma honra receber um prêmio de uma instituição com mais de 200 anos de história como a Câmara de Porto Alegre, colocou. Macarthy se disse um representante de outras pessoas que vieram de fora da cidade e que plantaram um pedaço da história, abordou ao agradecer o autor da proposta, vereador João Dib.
Lembrou o quanto é reconhecido pela cidade e ressaltou. Devo muito mais a cidade do que ela me deve. Muito esta cidade tem me proporcionado, destaca. Defendeu que a cidade e a Casa Ampliem e aperfeiçoem o corpo docente e melhorem a educação. Macarthy ressaltou sua passagem pela Ufrgs, onde se formou e lecionou e teve contato com grandes professores, mas também lembrou dos últimos anos que lecionou, já na PUCRS. Ao final do discurso, agradeceu aos alunos que passaram em suas salas de aula pela aprendizagem que me proporcionaram.
Três reitores de universidades da Capital estiveram presentes à homenagem. Carlos Callegaro, da Universidade do Rio Grande do Sul; Carlos Alexandre Netto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Joaquim Clotet, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Também participou da Sessão Solene o vereadore Tarciso Flecha Negra (PDT).
Earle Diniz Macarthy Moreira
Natural de Camaquã, Earle Diniz Macarthy Moreira nasceu em 22 de janeiro de 1930, e ainda criança mudou-se para a Capital, onde formou-se em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1952 e em 1953, respectivamente. Em 1956 ingressou no quadro docente da UFRGS como professor da faculdade aonde havia se formado. Lecionou no magistério por mais de trinta anos em diversas instituições de ensino, como os colégios Sevigné, Farroupilha e Júlio de Castilhos.
Na UFRGS, de 1956 a 1984, Earle foi professor auxiliar de ensino, assistente, adjunto e titular no Departamento de História da Faculdade de Filosofia. Ainda desempenhou funções de representação docente em outras instâncias universitárias, tais como a Congregação da Faculdade, a Comissão de Carreira, o Conselho de Ensino e Pesquisa e o Conselho Universitário. Foi nomeado reitor da UFRGS, mediante eleição em lista sêxtupla, para o quadriênio 1980-1984. No mesmo ano, ao término de seu mandato, pediu aposentadoria do serviço público federal.
Já na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Macarthy Moreira foi professor titular do Departamento de História e cofundador do Programa de Pós-Graduação em História, Mestrado e Doutorado. Desenvolveu linhas de pesquisas voltadas ao inter-relacionamento brasileiro-platino, ilustração e liberalismos na península ibérica e ibero-americana, e encerrou as atividades no magistério em 2004. Durante os anos em que esteve à frente do corpo docente, tanto da UFRGS como da PUCRS, colaborou no programa MEC/CADES de habilitação de professores para o Ensino Secundário do Rio Grande do Sul (Exame de Suficiência).
Earle foi designado consultor do Conselho Federal de Educação nas comissões de acompanhamento e implantação de instituições universitárias em diferentes Estados brasileiros, destacando-se a Universidade Luterana do Brasil. Recebeu diversos prêmios por sua carreira, entre eles a medalha de Mérito Santos Dumont, concedida pelo Ministério da Aeronáutica, em 1981. Também é professor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)