Saúde

Febre amarela é tema de exposição, filme, folder e palestras

Painel inicial da mostra Foto: Divulgação
Painel inicial da mostra Foto: Divulgação

Diante da preocupação com a febre amarela, o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre promove, até 29 de maio, uma campanha de conscientização sobre a doença. A programação inclui exibição da mostra e do filme Oswaldo Cruz, o médico do Brasil (produzidos pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil), palestras sobre transmissão e combate da febre amarela com a equipe do Ambulatório Médico e distribuição de folder informativo. As atividades têm entrada franca.

EXPOSIÇÃO - A mostra Oswaldo Cruz, O médico do Brasil está montada no saguão térreo da Câmara até 29 de maio. Reúne 18 painéis sobre a vida e o trabalho do sanitarista que venceu a febre amarela no início do século XX, quando a cidade do Rio de Janeiro  virou "porto maldito" por causa da doença. Oswaldo Cruz (1872-1917) ficou famoso também por combater a varíola e a peste bubônica. Criada em 2003, a exposição destaca a descoberta e as características das doenças, as medidas sanitárias da época e a Revolta da Vacina (1904). Graças à obstinação de Oswaldo Cruz, as campanhas de vacinação e de saúde pública em geral tornaram-se práticas corriqueiras e bem aceitas no Brasil.

FILME - Com direção de Silvio Tendler e duração de 27 minutos, o filme Oswaldo Cruz, O médico do Brasil tem no elenco Marcos Palmeira, Giulia Gam, Marcelo Serrado, Beth Goulart, Betty Goffman, entre outros atores. Apresenta, de forma documental e teatral, o Rio de Janeiro do início do século XX, com imagens de época, recursos ficcionais e de computação gráfica, para contar a vida do sanitarista que enfrentou a febre amarela, a varíola e a peste bubônica. Produzido em parceria entre Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Odebrecht e Banco do Brasil. Apresentação no Teatro Glênio Peres da Câmara.

O coordenador do Memorial, Jorge Barcellos, destaca o vídeo, a exposição, o folder e a palestra com os médicos da Câmara como importantes recursos educativos no momento em que a febre amarela assusta Porto Alegre. "Trata-se de uma pequena, mas significativa contribuição da Casa", afirma. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Escolas podem agendar visitas orientadas à exposição e participação nas demais atividades pelo telefone (51) 3220-4187.

Programação

1. Exposição Oswaldo Cruz, o médico do Brasil, com visitação até 29 de maio no saguão térreo da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255). Escolas e grupos podem agendar visitas orientadas pelo telefone (51) 3220-4187.
 
2. Palestras sobre a febre amarela com médicos do Ambulatório da Câmara, mediante agendamento.
 
3. Distribuição de folder com informações sobre a febre amarela.
 
4. Exibição do filme Oswaldo Cruz, o médico do Brasil, no Teatro Glênio Peres, mediante agendamento.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Câmara lança campanha de conscientização sobre a febre amarela

Folder Campanha