Plenário

Feira da Praça Jaime Telles é incluída no calendário oficial

Situação dos postos de saude e a relação com o controle social em nossa cidade.Com a particitação da Associação dos Moradores do bairro Bom Jesus com a participação da Sra. Maria Encarnacion e da Sra. presidente do conselho municipal de Saude a Sra. Maria Leticia Garcia.
Vereador André Carús é o autor da proposta (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, pela unanimidade dos presentes, na tarde desta segunda-feira (21/5), o projeto de lei substitutivo que inclui a Feira de Artesanato, Artes Culinárias e Economia Popular da Praça Jaime Telles no Calendário de Eventos e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre. A proposta, do vereador André Carús (PMDB), tem objetivo de expressar as artes culturais, divulgar e comercializar os produtos oferecidos no evento, realizado aos sábados. 

O vereador justifica que além de estimularem a promoção de geração de renda, as feiras de artes plásticas e artesanato – realizadas em grandes cidades do mundo – contribuem para atração turística e a ocupação de espaços públicos. “A ocupação dos espaços públicos, como praças e vias da cidade, promove iniciativas espontâneas de pequenos grupos de amigos ou familiares, cooperando positivamente para solucionar o constante problema de insegurança, pois quanto maior for a ocupação pelos cidadãos menor será a incidência de danos ao patrimônio público e ocupações irregulares”, afirma Carús.

De acordo com a proposta, é preciso um incentivo do Poder Público para estimular a classe artística com a divulgação e exposição de suas obras ao ar livre para fácil acesso à população. Conforme o proponente, a criação de espaços como as feiras é importante para valorização da cultura local, assim como a geração de trabalho e renda. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)