Plenário

Fórum, empregos, ônibus e impostos são temas de debate

A mesa dos trabalhos na sessão de hoje  Foto: Ederson Nunes/CMPA
A mesa dos trabalhos na sessão de hoje Foto: Ederson Nunes/CMPA (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
A Comissão Representativa de 2016 da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sua segunda sessão nesta quarta-feira pela manhã (13/1) no Plenário Otávio Rocha. Um dos temas de destaque debatidos no período destinado às Comunicações e às Lideranças foi a realização do Fórum Social Mundial (FSM) na próxima semana na Capital. Devido ao evento, do qual diversos vereadores devem participar, nos dias 20 e 21 de janeiro não haverá reunião da Comissão Representativa, que se reúne durante os recessos parlamentares.

Na sessão desta quarta, também foram anunciados os nomes dos vereadores que atuarão como líder, 1º vice-líder e 2º vice-líder da bancada do PTB em 2016: Elizandro Sabino, Dr. Goulart e Paulo Brum, respectivamente. Nesta quinta-feira (14/1), a Comissão Representativa volta a se reunir, a partir das 9h30min no Plenário Otávio Rocha. A seguir os discursos da reunião desta quarta-feira:

FÓRUM - Jussara Cony (PCdoB) falou sobre o Fórum Social Mundial de Porto Alegre neste ano. "Queremos um outro mundo e sabemos que é possível criar uma nova sociedade democrática", disse. A vereadora destacou atividades do Fórum, como palestras com convidados internacionais e lançamentos de diretrizes que englobam a saúde mundial. "Teremos o mundo do trabalho e o ajuste fiscal como pautas e convido todos para que acompanhem as palestras", afirmou. Jussara ressaltou que é preciso que todas as lideranças políticas firmem um compromisso com uma cidade mais sustentável e que o Fórum Social Mundial serve para que este tipo de tema, tão relevante para a sociedade, seja debatido e fundamentado. (JD) 

WALMART - Clàudio Janta (SD) afirmou que, na tarde de ontem, foi firmado um acordo com a empresa WalMart para que ela mantenha os postos de trabalho que havia retirado do mercado por tempo indeterminado. "Os funcionários que quiseram continuar na empresa tiveram seus empregos mantidos, e nós temos de acertar com a empresa para que os trabalhadores não tenham mais dificuldades no emprego", disse. O vereador destacou que a taxa de desemprego no país está alta e que é preciso que a sociedade se mobilize para que a indústria nacional seja alavancada e funcione com excelência. "É preciso preservar a indústria, pois ela é o motor do nível de emprego no Brasil. Protegendo ela, estaremos protegendo o desenvolvimento do país e os empregos dos cidadãos", concluiu. (JD)

ÔNIBUS - Paulinho Motorista (PSB) exaltou o trabalho dos vereadores mais antigos da Casa. "Aprenderemos sempre e todos os dias com os vereadores que estão aqui há mais tempo", disse. Paulinho destacou que os anos em passou pilotando ônibus na Capital foram muito importantes para a sua carreira como vereador, pois ele pode, atualmente, representar uma categoria "tão cara" à sociedade. "Meus colegas motoristas passam por situações difíceis no trânsito e merecem todo o nosso apoio. Hoje em dia, em qualquer acidente de trânsito que envolva ônibus, quem tem de pagar o prejuízo é o motorista, e muitas vezes ele não é ressarcido pela empresa", ressaltou. (JD)

IMPOSTOS - Reginaldo Pujol (DEM) afirmou que estava representando o vereador Dinho do Grêmio (DEM) na sessão. "Venho aqui me inteirar dos assuntos pertinentes a esta Casa legislativa e à sociedade porto-alegrense", disse. O vereador destacou ainda que a classe média do Brasil está sofrendo com os ajustes fiscais do governo e que cresce, a cada ano, o total do montante de arrecadação de impostos. "Não podemos penalizar os salários dos trabalhadores e devemos cobrar mais das grandes empresas para que elas mantenham uma parte significativa dos impostos", ressaltou. Pujol afirmou que o BNDES deve servir aos preceitos da indústria nacional e não deve ser destinado a dar apoio e suporte para as empresas internacionais. (JD)   

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)