Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Vereadora Fernanda Melchionna  Foto: Leonardo Contursi
Vereadora Fernanda Melchionna Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
Nos tempos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (7/10), os vereadores de Porto Alegre abordaram o seguintes assuntos:

SUBSÍDIOS - Clàudio Janta (SDD) afirmou que a presidente Dilma Rousseff não vem anunciando nada de concreto para o desenvolvimento do país. "E, ainda por cima, uma parte do Congresso Nacional quer resolver todos os problemas, mas não possui poder de barganha com a presidente para que as soluções aconteçam", disse. O vereador destacou que "o monopólio do PMDB" no Congresso está acabando, e a sua maior lição foi parar de oferecer dinheiro para banqueiros e pensar na evolução política e econômica do Brasil. (JD)

ANIMAIS - Rodrigo Maroni (PCdoB) afirmou que o Dia Mundial dos Animais deve ser revertido em considerações sobre como estamos cuidando dos bichos. "Hoje, são muitos os animais que são assassinados de forma banal e isto é um fato diário que está se tornando uma cultura dentro da população", disse. O vereador destacou que visitou o Canil de São Leopoldo e ficou muito feliz ao ver como os animais são tratados naquele local. "É um lugar organizado, com 300 animais, que possui baias limpas e um conjunto de profissionais e ajudantes que trabalham em prol da vida", ressaltou. (JD) 

CRECHES - Sofia Cavedon (PT) afirmou que as comissões da Câmara têm uma grande responsabilidade em suas mãos, pois atendem às demandas da população. "A comissão que trata das creches conveniadas à prefeitura mostra que a comunidade precisa desta prestação de serviço, e precisamos construir pluripartidariamente propostas para melhorar estes convênios", disse. A vereadora destacou que a rede própria possui 219 escolas conveniadas e quase R$2 bilhões de subsídios. "Mas chegamos em um limite, pois o Orçamento está apertado e precisamos definir se as creches são prioridades ou não", ressaltou. (JD)

PARLAMENTO JOVEM - Fernanda Melchionna (PSOL) fez um registro da atividade do Parlamento Jovem ocorrida hoje pela manhã. "Pudemos mostrar aos alunos participantes como as comissões funcionam e ainda tomar consciência das propostas de lei que eles estão trazendo para a Câmara", disse. A vereadora destacou que o tema mais proposto pelos jovens foi a maior presença da Guarda Municipal no entorno das escolas e lembrou que, para tanto, é preciso que a prefeitura abra edital para novo concurso da Guarda. "Outro tema que apareceu bastante foi a questão do saneamento básico nos bairros, assunto que precisamos debater mais e ordenar ações mais concretas", concluiu. (JD)

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)