Exposição

Fotógrafo revela a beleza de animais e plantas

Claiton Ferreira, que é biólogo, utiliza a técnica de focus stacking

  • Exposição "Infinitas formas de grande beleza", do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS
    Painéis ficam no térreo da Câmara até o dia 7 de julho (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
  • Exposição "Infinitas formas de grande beleza", do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS
    Um dos sapos do acervo do Museu de Ciências Naturais (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Infinitas Formas de Grande Beleza é a exposição do fotógrafo e biólogo Claiton Martins Ferreira que fica até 7 de julho no saguão térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Adeli Sell (PT) e organizada pelo Memorial da Casa, a mostra conta com 21 fotos de exemplares do acervo do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. São imagens de plantas e animais, como sapos, peixes, aranhas, besouros, caramujos e macacos, obtidas em alta definição.

Ferreira diz que o objetivo da exposição é prestar uma homenagem aos grandes ilustradores: “Mostrar a importância dos museus como repositórios do conhecimento científico e estimular a curiosidade do observador sobre o tema”. O artista usa a técnica do focus stacking – tirando fotos do mesmo objeto usando diferentes focos - para obter uma nitidez raramente conseguida em fotografias científicas. O evento também homenageia a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho)

Claiton Martins Ferreira é formado em Biologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele atua na área de conservação de espécies de aves ameaçadas usando ferramentas da ecologia, da zoologia e da genética. Além disso, faz parte do Conselho Brasileiro de Ornitologia.

A visitação é de segunda a sextas, das 8 às 18 horas na Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), com entrada gratuita. Informações: (51) 3220-4318 (Seção de Memorial).

Texto: Ananda Zambi (estudante de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)