Cultura

História dos Brinquedos é tema de exposição itinerante

Carro de boi feito de sucata Foto: Projeto Quem Quer Brincar/Faced/Ufrgs
Carro de boi feito de sucata Foto: Projeto Quem Quer Brincar/Faced/Ufrgs

A evolução dos objetos lúdicos e dos jogos infantis é contada na exposição itinerante História dos Brinquedos, que a Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta até 31 de janeiro. A mostra reúne 20 painéis de textos, fotos e ilustrações que resgatam a transformação dos brinquedos desde a Idade Antiga, com destaque para as brincadeiras brasileiras e a contribuição de índios, negros, imigrantes e crianças do Rio Grande do Sul.

“Entramos no mundo pelo e com os brinquedos, que se ligam à expressão da cultura infantil, às formas de socialização das crianças e à transmissão dos valores tradicionais”, afirma o coordenador do Memorial da Câmara, Jorge Barcellos, responsável pela mostra, criada com apoio do acervo do Projeto Quem Quer Brincar, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). “Defendendo o direito ao brincar, a exposição é um passeio pelo universo infantil, trazendo seus significados para a humanidade.”

A exposição pode ser visitada das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, no T Cultural Tereza Franco, no 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), com entrada franca. Informações no Memorial do Legislativo, pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318, e-mail memorial@camarapoa.rs.gov.br

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)