Semana de Porto Alegre

Fotos retratam a curiosa Ponte da Avenida João Pessoa

Monumento tem árvores em seu leito Foto: Ângela Tavares
Monumento tem árvores em seu leito Foto: Ângela Tavares

Uma curiosidade de Porto Alegre é o tema da exposição fotográfica Ponte da João Pessoa Revela Segredos, de Ângela Maria Tavares, que pode ser visitada até esta sexta-feira (30/3) no Saguão do Salão Adel Carvalho da Câmara Municipal da Capital. São fotos de diversos ângulos da ponte da Avenida João Pessoa sobre o Arroio Dilúvio, única por apresentar árvores plantadas em seu leito. As imagens fazem parte da monografia de graduação de Ângela no curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ocorrida em 2006. A mostra é uma das atrações da programação do 235º aniversário de Porto Alegre na Câmara.

Graduada também em História (1971) pela PUCRS, Ângela afirma que a Ponte da João Pessoa deveria ser explorada como ponto turístico por sua singularidade e por guardar aspectos importantes da história da cidade. Lembra que as palmeiras-da-Califórnia foram plantadas sobre ela em 1940 por um descuido de funcionários da prefeitura que arborizavam a avenida. Com escadarias até as margens, o monumento ainda remete ao tempo em que o arroio era navegável, servindo de cais para pequenas embarcações. Antes da canalização do riacho, iniciada em 1941, a ponte e seu entorno eram locais de lazer.

A exposição, que conta com apoio do gabinete da vereadora Margarete Moraes (PT), pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 às sextas-feiras. Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefone (51) 3220-4392.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)