Institucional

Frente de Combate à Miséria conhece restaurante popular e Núcleo Restinga Velha

Visita ao Restaurante Popular Foto: Leonardo Contursi
Visita ao Restaurante Popular Foto: Leonardo Contursi
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), representando a Frente Parlamentar de Combate à Miséria e à Fome da Casa Legislativa, visitou nesta terça-feira (1/11) o Restaurante Popular e o Núcleo Fome Zero Restinga Velha. Acompanhada de representantes do Fórum Fome Zero Porto Alegre-RS, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e do programa RS Mais Igual do governo do Estado, ela foi conhecer o trabalho desenvolvido e ouvir as reivindicações das comunidades.

No Restaurante, que é mantido com recursos dos governos federal, estadual e municipal, existe um espaço no segundo andar que está prometido para o Fórum implantar uma cozinha comunitária e uma padaria. “A ideia é ser um centro de referência em segurança alimentar, onde haverá formação de padeiros e confeiteiros, por exemplo, além de oficinas de artesanato. Mas até agora o lugar está ocioso. E o projeto já está pronto”, contou a coordenadora-geral do Fórum, Ana Aquino.

A coordenadora do RS Mais Igual, Márcia Bauer, prometeu conversar com o diretor do departamento de Segurança Alimentar da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado do RS para ver “em que pé” está o projeto de ampliação do restaurante e de implantação da escola de formação. Além disso, ficou de ver com a Centrais de Abastecimento do RS (Ceasa-RS) a questão de fornecimento de alimentos para o Fórum, que não tem recebido doações do governo federal.

Núcleo Restinga Velha

O Núcleo Fome Zero Restinga Velha tem sobrevivido graças às doações e trabalho voluntário da comunidade. A coordenadora, Ermínia Duarte, afirmou que era para atender a cerca de 70 famílias. “Mas não estamos dando conta de todas”, lamentou. Conforme ela, no núcleo existe a cozinha comunitária e todo o equipamento de padaria. “Mas a padaria está desativada, por falta de farinha, fermento e outros alimentos”.

A vereadora Sofia disse ser um absurdo a situação vivida pelas comunidades. “Estamos constatando aqui hoje o abandono dos núcleos do Fome Zero e das cozinhas comunitárias”. Bauer ficou de marcar uma agenda com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, para tratar sobre o assunto.

Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência