Sessão Solene

Fundação Piratini recebe Troféu Câmara de Porto Alegre

Pedro Osório recebeu troféu para a TVE/FM Cultura Foto: Ederson Nunes
Pedro Osório recebeu troféu para a TVE/FM Cultura Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
A Fundação Cultural Piratini, gestora da TV Educativa (TVE) e da Rádio FM Cultura, recebeu nesta sexta-feira (19/9) o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre, durante solenidade realizada no Plenário Otávio Rocha. Proposto pela vereadora Sofia Cavedon (PT), o troféu representa a democratização da mídia no Brasil e marca um momento importante da Fundação Piratini “pela sua história emblemática no Estado garantindo a pluralidade, o jornalismo e a cultura”, destacou a vereadora.

Sofia lembrou os tempos difíceis que a TVE passou, “estando à beira de perder seu patrimônio conquistado ao logo de 40 anos de TV e 25 de Rádio Cultura.” A TVE atinge hoje uma população em torno de 7,5 milhões de telespectadores no Rio Grande do Sul e a Rádio Cultura chega a 70 cidades gaúchas. A vereadora acentuou que as emissoras da Fundação Piratini produzem conteúdos que contribuem para a geração de conhecimento no Estado, "atendendo a públicos heterogêneos, passando por todas as idades". Outro ponto lembrado foi a universalização dos serviços essenciais e o fortalecimento público do sistema de comunicação que vem democratizar o acesso à mídia, abrindo espaços para a manifestação dos movimentos sociais. 

Vídeo

Durante a sessão foi exibido um vídeo sobre a atuação das emissoras da Fundação, destacando a sua pluralidade, linha de programação de rádio e TV, envolvimento com a sociedade, debates, entrevistas e as grandes coberturas, com destaque especial para os assuntos que envolvem os países de língua latina. Um volume de informações que, de forma diferenciada, chega aos lares gaúchos todos os dias.

Avanços

O presidente da Fundação Piratini, Pedro Luis Osório, lembrou que até o final do ano terão sido investidos R$ 14 milhões na instituição. Observou que havia falta de servidores, e equipamentos funcionando em situação precária. Comemorou os investimentos feitos em pessoal e na aquisição de equipamentos bem como a melhoria na estrutura. “Somos a segunda maior rede de TV aberta do Rio Grande do Sul”, disse Pedro Osório, justificando o esforço feito para manter esta aproximação com a sociedade, acenando que o próximo passo é abrir as portas para produções independentes no sentido de qualificar a programação e valorizar o universo de idiomas que fazem parte da linguagem da cultura do Rio Grande. Finalizou agradecendo o aval da Câmara Municipal como sendo “um reconhecimento desta Casa à comunicação pública, que procura estabelecer ligações para a construção de um jornalismo comprometido com as comunidades”.         

A sessão, presidida pelo vereador Mauro Pinheiro (PT), teve as presenças do presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Batista Filho, e da secretária estadual adjunta de Comunicação, Marta Dueñas.

Texto: Flávio Damiani (reg.prof. 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)