Presidência

Garcia apresenta ao arcebispo projeto que lembra primeira capela da Capital

Professor Garcia visitou o arcebispo metropolitano dom Jaime Spengler Foto: Cassiana Martins
Professor Garcia visitou o arcebispo metropolitano dom Jaime Spengler Foto: Cassiana Martins (Foto: Cassiana Martins/CMPA)

O projeto de lei que autoriza o Executivo municipal a colocar placa alusiva à primeira capela erguida em Porto Alegre, em frente à Praça da Alfândega, foi tema de audiência entre o presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Garcia (PMDB), autor do projeto, e o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, na tarde desta terça-feira (18/11), na Arquidiocese, localizada no Centro Histórico da Capital.

Redigido no ano de 2000, o PL nº 1352 informa que, no endereço da primeira capela, atualmente situa-se o prédio da Previdência do Sul; por isso, segundo Professor Garcia, a iniciativa é meritória, pois visa resgatar parte da história da cidade. “A placa denominativa conterá o seguinte texto: Neste local, no ano de 1769, foi erguida a primeira capela na cidade de Porto Alegre, dedicada a São Francisco das Chagas (São Francisco de Assis)”, disse o vereador, relembrando que o santo foi escolhido padroeiro da paróquia, tornando-se o primeiro santo a receber culto público na Capital.

Dom Jaime Spengler afirmou que a imagem de São Francisco das Chagas possui mais de 230 anos e é guardada e protegida na Catedral Metropolitana. “Seu valor religioso é muito importante e revela traços das origens da imigração açoriana. Temos um jovem seminarista que se dedica ao estudo desse momento histórico em nossa região”, disse.

Durante o encontro, Professor Garcia se comprometeu a retomar a discussão do projeto de lei para colocação da placa e dom Jaime disse que contribuirá para o embasamento da exposição de motivos do PL, uma vez que colocará o vereador em contato com o estudioso e futuro padre responsável por larga pesquisa sobre o tema.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)

Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)