Plenário

Genética e Biologia Molecular da Ufrgs recebem homenagem

Nascimento (e) e Salzano (d) receberam diploma dos vereadores Manfro e Sabino Foto: Ederson Nunes
Nascimento (e) e Salzano (d) receberam diploma dos vereadores Manfro e Sabino Foto: Ederson Nunes
A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem aos 50 anos do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Falando em nome da Mesa Diretora, Elizandro Sabino (PTB) lembrou que o programa surgiu com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O vereador disse, ainda, que dois professores dos Estados Unidos, ligados à Fundação Rockefeller, foram convidados para ministrar os cursos no início das atividades. “Nesses 50 anos, com muito trabalho e dedicação, o programa foi transformado em uma das referências mundiais”, afirmou Sabino. “Vocês fazem parte dessa geração de talentos que escolheu a difícil missão de estabelecer os novos paradigmas da pesquisa científica no Rio Grande do Sul.”

O pró-reitor de Pós-Graduação da Ufrgs, Vladimir do Nascimento, acrescentou que o PPG em Genética e Biologia Molecular é que deu início à pós-graduação na instituição. “Ao todo, temos em torno de 20 mil alunos na pós, que se somam a outros 20 mil na graduação”, disse. O evento também contou com a presença da coordenadora do PPG, Márcia Margis, e do fundador do PPG e professor emérito, Francisco Salzano.

A vereadora Luiza Neves (PDT) também destacou a atuação do PPG em Genética e Biologia Molecular da Ufrgs. “50 anos não são 50 dias. Parabéns pelo trabalho”. Na mesma linha, o vereador Bernardino Vendruscolo (PSD) ressaltou o avanço da ciência médica. “A comunidade deposita muita esperança no trabalho que vocês, pesquisadores, estão fazendo”, disse Valter Nagelstein (PMDB).

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)