Presidência

GHC nega fraude em licitação

Zacher (d) recebeu diretores do GHC Foto: Felipe Dalla Valle
Zacher (d) recebeu diretores do GHC Foto: Felipe Dalla Valle

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), recebeu o diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Carlos Eduardo Nery Paes, no final da tarde desta terça-feira(17/7). Na ocasião, Paes contestou as afirmações do vereador Pedro Ruas (PSOL) que, em sessão ordinária da Câmara no dia 9 de julho, denunciou possível fraude na contratação de empresa terceirizada pelo Hospital.

Surpreendidos com a denúncia sobre irregularidades no contrato da Plansul Planejamento e Consultoria, empresa que presta serviço de limpeza e higienização hospitalar, os diretores do GHC informaram que trataram de averiguar a questão. Paes disse que determinou a contratação de uma auditoria externa para averiguações na licitação, a qual, conforme explica, "foi realizada por pregão eletrônico e de acordo com os preceitos legais".

Ao agradecer a receptividade da presidência da Casa, Nery Paes ressaltou que "o GHC prima pela transparência dos seus processos e pela lisura da imagem e administração da instituição, cujo atendimento é de 100% pelo Sistema Único de Saúde". O GHC, informou, é responsável por 35% do total das internações feitas em Porto Alegre. Nery Paes entregou ainda ao presidente Mauro Zacher o balanço de atividades sociais do GHC referente ao exercício de 2011 e lembrou que o Hospital, desde 2010, possui todos os contratos realizados de forma eletrônica, para permitir o acompanhamento online. "É a primeira instituição pública e de saúde a implantar a Lei da Transparência", destacou.

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu as informações e documentos na presença do vereador Mauro Pinheiro (PT). Mauro Zacher se  comprometeu a redistribuí-los aos parlamentares da Casa e sugeriu o agendamento de um período de Grande Expediente ou a manifestação do GHC em alguma das sessões da comissão representativa durante o recesso para esclarecimentos, "caso os diretores considerem necessário". O parlamentar parabenizou as iniciativas da gestão do Hospital Conceição e falou da importância de práticas modernas e transparentes para a evolução dos processos. Zacher reiterou a disponibilidade do Parlamento em "colaborar e desenvolver um trabalho conjunto em benefício da saúde de todos".

Texto: Angélica Sperinde (reg.prof.7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)