Glória, Cruzeiro e Cristal pedem postos abertos até 21h
Moradores da Glória, Cristal e Cruzeiro do Sul reivindicaram, nesta terça-feira (22/10), na Câmara Municipal de Porto Alegre, a extensão do horário dos postos de saúde da região até as 21 horas em, pelo menos, dois dias. O pedido foi feito em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da qual, além dos vereadores, participaram representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Ana Carla da Silva, conselheira do Orçamento Participativo na região Glória, Cruzeiro e Cristal, disse que a comunidade luta há muito tempo pelo atendimento de saúde noturno para que mais trabalhadores possam ter acesso ao serviço. Lembrou que, no inverno, os postos funcionaram até mais tarde, devido ao frio e ao aumento das doenças respiratórias, mas defendeu que o horário estendido seja oferecido também nas demais estações. As pessoas não ficam doentes no verão?, indagou.
Jair Rodrigues, membro do CMS, definiu como mais do que justa a reivindicação dos moradores da região. Temos de olhar para as pessoas que não conseguem consultar no seu posto de saúde e acabam em um pronto-atendimento, onde, muitas vezes, não conseguem consulta, afirmou. Como frisou, os postos de saúde não trabalham sábado nem domingo.
Vânia Beatriz Traesel, integrante do CMS e do Simpa, disse que as dificuldades em saúde são constantes na Glória, Cruzeiro e Cristal. Segundo ela, a demanda reprimida vem de muito tempo e a situação piorou. Conforme a conselheira, Porto Alegre é campeão em Aids, DSTs e tuberculose e tem três vezes a média nacional de suicídios. Na sua opinião, os gestores deveriam investir mais em prevenção, o que começa nos postos de saúde, reduzindo a superlotação da emergências.
Resposta em 30 dias
O secretário-adjunto municipal da Saúde, Jorge Cuty, disse que a falta de recursos para manter os postos funcionando à noite é pública e notória. Garantiu, no entanto, que levará a proposta da Glória, Cruzeiro e Cristal ao titular da SMS, que está em Brasília, devendo dar uma resposta à Cosmam em até 30 dias. Cuty ressaltou que a Capital conta com cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que funcionam 24 horas, e que outras duas foram aprovadas no Partenon e no Navegantes.
A gerente distrital da SMS para a Glória, Cruzeiro e Cristal, Danielle Stein, reconheceu a importância do horário ampliado. Informou que a secretaria não manteve o atendimento estendido após o inverno porque ficou muito oneroso, já que os funcionários que atuavam à noite tiveram de cumprir horas extras. Como encaminhamento, Danielle propôs a criação de um grupo de trabalho para redigir um projeto de turno estendido para os postos no qual trabalharão somente funcionários lotados à noite. O custo seria muito menor, afirmou.
Vereadores
O presidente da Cosmam, vereador Paulo Brum (PTB), informou que a comissão irá aguardar a resposta do secretário municipal da Saúde sobre a possibilidade de estender o horário dos postos de saúde até as 21 horas duas ou três vezes por semana. Também disse que a reunião de hoje foi solicitada por Cláudio Janta (SDD).
Além de Brum, participaram da reunião os vereadores Mario Manfro (PSDB), Lourdes Sprenger (PMDB), Mauro Pinheiro (PT), Jussara Cony (PCdoB) e Paulinho Motorista (PSB). Também compuseram a mesa o coordenador da Câmara Técnica do Hospital Parque Belém, Lauro Doval, e Rodrigo Nardon, ex-morador da região Glória, Cruzeiro e Cristal e funcionário da Câmara.
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)