Plenário

Gripe A em destaque nos pronunciamentos desta segunda

Vereador Sebastião Melo Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador Sebastião Melo Foto: Elson Sempé Pedroso

Na primeira sessão ordinária depois do recesso de julho, nesta segunda-feira (3/8) os vereadores abordaram os seguintes temas no tempos de Liderança:

AGRESSÕES - Paulinho Rubem Berta (PPS) fez um apelo à Secretaria  Municipal da Saúde para que invista mais na valorização dos profissionais de saúde. Segundo o vereador, os baixos salários estão afastando esses profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Rubem Berta, onde há agressões quase que diárias a esses trabalhadores. Paulinho contou um caso ocorrido na semana retrasada na UBS do Rubem Berta, em que a médica de plantão foi agredida porque recusou-se a atender duas mulheres que chegaram no horário de fechamento do local. (CB)

AULAS - Carlos Todeschini (PT) criticou a decisão do prefeito José Fogaça de adiar a volta às aulas nas escolas municipais no retorno de suas férias - contrariando decisão que havia sido tomada, na semana passada, pelo vereador Sebastião Melo (PMDB), como prefeito em exercício. Para Todeschini, a medida de Fogaça agrava ainda mais o clima de apreensão. Na sua opinião, muitas das crianças poderiam estar mais bem cuidadas se estivessem indo à escola, onde recebem, muitas vezes, a alimentação que não têm em casa. (CB)

GRIPE I - Sebastião Melo (PMDB) disse que não questiona a decisão do prefeito José Fogaça de prorrogar as férias nas escolas municipais de Porto Alegre. Para Melo, que, como prefeito interino decidiu manter o calendário normal, o assunto é muito delicado e não pode se transformar em disputa política. O vereador disse que ao decidir pelo retorno imediato das aulas se baseou em orientação das secretarias da Educação e da Saúde. "Apenas acho estranho que a Secretaria de Saúde tenha mudado de orientação com o retorno do prefeito." (MAM)

GRIPE II - Valter Nagelstein (PMDB) apoiou a decisão do prefeito José Fogaça de suspender as aulas na rede municipal. "A merenda talvez seja a única fonte de alimentação do dia, mas, por outro lado, quem seria responsável se alguma dos alunos viesse a adoecer e a morrer? O que não se diria do prefeito se ocorresse uma tragédia?" Para ele, não se pode fazer alarde, causar pânico, mas é preciso ter cautela com a situação. Sobre o Plano Plurianual, Nagesltein agradeceu o esforço de Airton Ferronato no esforço de construir um consenso para votação da matéria. (MAM)

GRIPE III - Engenheiro Comasseto (PT) elogiou o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, por medida em relação as aulas no município. “Ele não só manteve as aulas como contratou um epidemiologista para cada escola para acompanhar e verificar o andamento da gripe A”. Comasseto considerou a media inteligente. Em relação a governadora Yeda Crusius que mandou suspender as cirurgias eletivas, com a intenção de disponibilizar mais leitos para os acometidos pela gripe, o vereador fez criticas. “Não dá para tentar  cobrir uns e descobrir outros quando o cobertor é curto”, disse. (RA)

GRIPE IV - Haroldo de Souza (PMDB) informou que contatou um infectologista para saber a respeito da gravidade da gripe A. “Pelo que fiquei sabendo, o prefeito José Fogaça tomou a medida certa em prorrogar o início das aulas”. Falou que o médico também disse que o pico da gripe ainda não chegou. “A situação é delicada e requer cuidado”. Informou que debateu o assunto com o médico e vereador Dr. Raul (PMDB) e soube que de dez pacientes atendidos na rede pública municipal, sete estão gripadas. Haroldo criticou os que estão condenando o prefeito pela medida. “E quando as aulas param em função de greve”, questionou. (RA)

GRIPE V – Mario Manfro (PSDB)  também falou sobre a gripe A. Disse que vai sugerir a Mesa Diretora da Casa que traga um infectologista para fazer esclarecimentos sobre o tema. “Acho que é realmente polêmico e defendo que venha um especialista para esclarecer dúvidas”. Manfro disse ainda que vem notando que não há unanimidade sobre o problema. O vereador criticou os colegas que vêm usando a tribuna para criticar a governadora Yeda Crusius. “Não concordo que se tente fazer discussão política com um assunto tão grave” ressaltou o vereador. (RA)

GOVERNADORA - João Antônio Dib (PP) disse estar cansado e aborrecido  de ouvir críticas em relação a governadora. “O PT sempre diz que Yeda deve dinheiro da saúde para o município, mas eles esquecem que o ex-governador Olívio Dutra é que contraiu essa dívida”, informou o vereador ressaltando que Olívio foi julgado e condenado pela justiça em relação ao tema. “Não defendo sua administração, mas admiro essa mulher que trabalha diariamente sob tenção”, disse Dib. (RA)

GRIPE VI - Dr. Thiago (PDT) disse ser fundamental enfatizar nesse momento, e com bastante destaque, as medidas preventivas com relação à gripe A. Destacou que lavar as mãos várias vezes ao dia é muito importante, “porque essas endemias têm como um dos agentes principais de contágio as mãos”, assim como proteger as vias aéreas ao espirrar, comer alimentos bem cozidos, beber muito líquido, não se automedicar, agasalhar-se bem ao frio, “evitando a diminuição das defesas do organismo”, e, principalmente, evitar aglomerados de pessoas. (CK)

SUPERMERCADO - Alceu Brasinha (PTB) falou sobre o novo supermercado que a rede Zaffari inaugurou em parceria com o grupo Cassol. “Fiquei impressionado com a qualidade do empreendimento, digno de um empresário de sucesso”, disse. Se disse surpreso com a abertura “daquele supermercado bonito”. O vereador afirmou que é admirador da família Zaffari e que o seu sonho é trabalhar no Zaffari. “Vou trabalhar um dia lá. É uma família que não explora a cidade, como outros que chegam na cidade e quebram tudo em volta. Se depender de mim, não teria nunca mais Carrefour em Porto Alegre”, concluiu. (CK)

Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Leia também:
Grande Expediente / Comunicações