Grupo Da Guedes recebe prêmio
A Câmara Municipal de Porto Alegre, por proposição do vereador Sebastião Melo (PMDB), entregou nesta quarta-feira (16/8) o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues ao grupo de rap Da Guedes. A banda nasceu em 1993, na Rua Guedes da Luz, Bairro Partenon, em Porto Alegre. O Da Guedes já fez shows com grupos de grande expressão do rap nacional, tais como Racionais Mcs, Pavilhão 9 e Marcelo D2. Em 2004, com o novo disco DG versus A Luz Falsa que Hipnotiza o Bobo, o grupo buscou nas letras formas de expressar a inconformidade com os grandes problemas enfrentados no Brasil, como a pobreza e a corrupção.
O grupo também se destaca por suas atividades solidárias, que realiza em prol das comunidades mais carentes da cidade de Porto Alegre, realizando shows beneficentes com a arrecadação de alimentos não-perecíveis a serem distribuídos aos mais necessitados, além de palestras nas escolas de periferias, mostrando aos jovens que através da música pode-se encontrar a saída para os problemas que mais assombram as comunidades. Hoje, o grupo formado por jovens porto-alegrenses é considerado um dos principais do país.
O vereador Sebastião Melo salientou que assim como o líder dos Farrapos, que fez o movimento revolucionário gaúcho do começo do século, Da Guedes se mostra um grupo guerreiro, originário do Sul do Brasil, que pretende, com muita garra e determinação, fazer seu brado ecoar por toda a nação brasileira", Melo também elogiou os esforços da banda em discutir as temáticas sociais através da música.
Marco Marocco (reg. prof. 6062)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)