Cece

Grupo de Trabalho apontará solução para Cidade Baixa

Encontro reuniu centenas de pessoas Foto: Felipe Dalla Valle
Encontro reuniu centenas de pessoas Foto: Felipe Dalla Valle

A formação de um Grupo de Trabalho (GT) foi a decisão tomada entre os participantes da reunião realizada na noite de ontem (16/11) que debateu sobre segurança no bairro Cidade Baixa. O encontro, dirigido pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal, vereador Professor Garcia (PMDB), contou com a presença de mais de 500 participantes e decidiu que o grupo será formado por representantes do Executivo e Legislativo Municipal, moradores e comerciantes que ficarão com a incumbência de apresentar propostas que possam amenizar a situação vivida hoje pelo bairro.

Ficou acertado ainda que o próximo encontro será no dia 14 de dezembro, na Igreja Sagrada Família, localizada na Rua José do Patrocínio, nº 954. Segundo depoimentos de moradores e comerciantes, a falta de segurança, o alto índice de drogadição, alcoolismo, ações de flanelinhas não cadastrados e poluição sonora durante a noite estão causando transtornos para os moradores e frequentadores dos bares e restaurantes.

No encontro, o prefeito José Fortunati disse que vem acompanhando a situação vivida pelos moradores do bairro. “Tenho ouvido os dois lados, dos moradores e dos comerciantes, e sei do conflito que vem se agravando nos últimos tempos”, declarou Fortunati, enfatizando da necessidade de se buscar uma solução que resolva a situação. “Temos que achar um ponto de equilíbrio que permita que a Cidade Baixa continue sendo agradável”. Quanto ao GT, o prefeito considerou que é obrigação da prefeitura participar. “Não só vamos participar como coordenar essa iniciativa”, prometeu Fortunati. Ele sugeriu ainda a necessidade de que haja um distensionamento entre os moradores e os comerciantes. “Não é bom para a cidade este conflito”.

O representante da Brigada Militar, major Ulisses Nunes, informou que no último mês foram feitas 27 operações de abordagem em veículos resultando na prisão de 20 pessoas, sendo três foragidos do sistema prisional, 46 veículos autuados por irregularidade nos documentos, 741 vistorias e mil pessoas identificadas, além de identificação de estabelecimentos que vendiam bebidas alcoólicas para menores na Cidade Baixa.

Para o presidente da Cece, com a formação do GT o objetivo da reunião foi alcançado. “Precisamos de uma decisão conjunta entre moradores, comerciantes e Poder Público que contemple a todos”, defendeu Garcia. A posição dos vereadores que participaram da reunião foi unânime para que haja mais rigor na Legislação vigente. “Temos que fazer com que prevaleçam as leis que limitam ações de vandalismo, drogadição e alcoolismo”, disse Adeli Sell (PT). “Precisamos que elas sejam aplicadas de forma rigorosa”, ressaltou Tarciso Flecha Negra (PSD). Sebastião Melo (PMDB) também defendeu ações de controle. “Nosso papel, enquanto Legislativo, é de fiscalizar, para tanto, precisamos fazer valer as leis”.

Também participaram representantes do vice-governador do Estado, da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, do DMLU, da Policia Civil, da Fasc, da EPTC, do Conselho Tutelar, do Sindicato dos Bares e Restaurantes de Porto Alegre, da Smic, da Smam e da Guarda Municipal.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)