Homenagem

80 anos do Hospital Espírita são lembrados

Direção do hospital recebeu diplomaoferecido pela Câmara Municipal Foto: Elson Sempé Pedroso
Direção do hospital recebeu diplomaoferecido pela Câmara Municipal Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta segunda-feira (19/6), no período de Comunicações, homenagem pelos 80 anos de fundação do Hospital Espírita de Porto Alegre. A cerimônia foi proposta pelo vereador Cassiá Carpes (PTB), que fez um breve histórico da criação e trajetória do hospital. Ressaltou que o Espírita é atualmente o maior hospital psiquiátrico privado do Estado e que 78% dos pacientes atendidos são pelo SUS. “É uma instituição histórica que, apesar das dificuldades, vem sempre levantando a bandeira da saúde.” Acrescentou que o Espírita possui 396 funcionários e 420 leitos, sendo que os cargos de diretoria não são remunerados.

O vice-presidente da instituição, Sadi Soares Salatino, observou que em seus 80 anos de atuação o hospital teve o privilégio de atender mais de 1 milhão de pacientes. “São anos de muita luta, mas de extrema gratificação.” Alertou que hoje a instituição não tem mais equilíbrio financeiro, registrando um prejuízo mensal de R$ 120 mil. Garantiu, porém, que “o objetivo do Espírita é o de continuar prestando um serviço de qualidade”.

O Hospital Espírita integra o Programa Hospital Saudável, da CEEE, pelo qual as pessoas interessadas podem fazer doações à instituição através da conta de luz. Qualquer valor acima de R$ 1,00 pode ser doado. Para se cadastrar, os interessados podem passar diretamente no Espírita (Praça Simões Lopes Neto, 175 – Bairro Teresópolis) levando junto uma cópia da conta de energia ou através do site da instituição (www.hepa.org.br). Maiores informações pelo fone 3318-5700.

Marco Marocco (reg. prof. 6062)