Homenagem à Brigada Militar é proposta na Câmara
Iniciativa da Mesa Diretora da Casa visa celebrar os 180 anos da instituição
Está em tramitação no Legislativo municipal o Projeto de Resolução nº 004/17, de autoria da Mesa Diretora da Casa, que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS), que completa 180 anos em 2017. O texto do projeto destaca a atuação da Brigada Militar na “proteção da vida e do patrimônio, preservação da ordem e da paz públicas e garantia de direitos individuais e coletivos de toda a sociedade”.
Criada em 1837, a BM foi originalmente nominada como “Força Policial” e, desde sua criação, participou de revoluções históricas como a Federalista (1893 a 1895), Assisista (1923) e Constitucionalista (1932). A partir de 1968, a instituição passou a executar, com exclusividade, as demandas do policiamento ostensivo, tais como a de preservação da ordem pública, prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento e defesa civil.
“A aprovação deste projeto perpetuará nos anais desta Casa Legislativa a importância da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, centenária instituição”, afirmam os autores da proposta. Integram a Mesa Diretora da Câmara Municipal em 2017 os vereadores Cassio Trogildo (PTB), presidente; Valter Nagelstein (PMDB), 1º vice-presidente; Clàudio Janta (SD), 2º vice; Mauro Pinheiro (REDE), 1º secretário; João Carlos Nedel (PP), 2º secretário; e Professor Alex Fraga (PSOL), 3º secretário.
A homenagemConforme dispõe a Resolução nº 2.083 de 2007, o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é concedido a pessoas físicas ou jurídicas que, em um período mínimo de cinco anos, tenham se destacado publicamente e contribuído para o desenvolvimento social, econômico ou humano da cidade, por suas ações em quaisquer áreas do conhecimento humano. Cada vereador tem direito a concedê-lo uma vez a cada legislatura. A distinção consiste na entrega de um troféu alusivo à Câmara Municipal, contendo uma placa com o brasão da cidade e a identidade nominal do homenageado, além do ano e razão da homenagem.
Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)