Sessão Solene

Homenagem alusiva aos 140 anos de imigração italiana no Brasil

Cônsul geral da Itália, Nicola Occhipinti, recebe certificado em reconhecimento à colonização italiana no RS Foto: Matheus Piccini/CMPA
Cônsul geral da Itália, Nicola Occhipinti, recebe certificado em reconhecimento à colonização italiana no RS Foto: Matheus Piccini/CMPA (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, nesta terça-feira (7/7), Sessão Solene em homenagem aos 140 anos da imigração italiana no Brasil. De autoria da Mesa Diretora da Casa, a iniciativa foi presidida pelo vereador Idenir Cecchim (PMDB) e contou com as presenças do cônsul geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti; do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; e também do presidente da Sociedade Italiana no Rio Grande do Sul, Francisco Morelli.

O vereador João Carlos Nedel (PP) foi o idealizador da homenagem aos italianos, que segundo ele, é o reconhecimento da importância e do conjunto de valores e crenças que os imigrantes trouxeram consigo valorizando a sociedade em que se incorporaram, além do intuito em ajudar a aprimorar o contexto social aqui encontrado. “Desde que os imigrantes puseram os pés, pela primeira vez, em solo gaúcho e brasileiro, souberam amá-lo e cultivá-lo, dando início a um processo laboral e corporativo até hoje vivo e presente na lembrança de seus descendentes", ponderou Nedel, acrescentando que a capital gaúcha foi abençoada com o progresso, desenvolvimento e alegria vindos dos italianos.

“Ao falar em imigração italiana, é necessário lembrar o nome de Garibaldi, herói de dois mundos. É preciso ressaltar ainda, a figura das dezenas de milhares de Vitórios, Carmelos, Giusepes e Marietas, entre tantos outros nomes, como as irmãs calábrias, com seu importante trabalho social, que ajudaram a construir o nosso Rio Grande e conservaram as tradições e a saudade de sua terra natal. Fica registrado o nosso agradecimento especial por terem se tornado nossos irmãos, iguais a nós em dignidade e amor à terra em que vivemos”, concluiu Nedel.
 
Para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o povo italiano é um povo trabalhador e lutador. “Eu fico muito contente em homenagear estes imigrantes que se enraizaram de maneira tão forte na nossa cultura, gastronomia, dança e tradições. Este é um estado plural que se construiu através de várias etnias. Ao chegar no Rio Grande do Sul, uma parte dos imigrantes foi para a serra gaúcha, outra para a 4ª colônia e o restante para a Capital. Precisamos destacar esta presença forte dos imigrantes italianos do Sul da Itália que vieram construir sua vida aqui e buscar a sobrevivência. Temos hoje no estado, 3,5 milhões de descendentes italianos”, destacou Fortunati, ratificando que é filho de imigrante italiano e descendente de italianos.

Intercâmbio Cultural

De acordo com o cônsul geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, a honrosa homenagem gratifica o trabalho dos italianos. “Quero falar da tarefa que temos, hoje, que é de valorizar este imenso patrimônio cultural que são os gaúchos de origem italiana. Valorizá-los com parcerias para criarmos melhores condições de trabalho, mais crescimento e qualidade de vida nos dois países”, refletiu Nicola.

Já para o presidente da Sociedade Italiana do Rio Grande Do Sul, Francisco Morelli, falar da imigração italiana é destacar o trabalho de garra e fé vivido pelos primeiros imigrantes. “A importância da imigração se dá pela valorização do que nossos antepassados vieram construir aqui, com todas dificuldades sofridas ao subir a serra, sem carro e sem equipamentos adequados, desbravando terras e territórios”, comentou Francisco, que aproveitou a oportunidade para convidar a todos para as atividades que englobam uma extensa programação, prevista para ser realizada ao longo de 2015, também alusiva aos 140 anos de imigração italiana no país.

História

Adaptando os costumes e valores trazidos da Itália, os imigrantes que chegaram ao Brasil há 140 anos criaram cultura própria que os diferencia dos demais habitantes do país. Na serra gaúcha, onde fixou-se boa parte dos imigrantes, ainda se fala em um idioma local.
Apesar do processo ter iniciado anos antes, 1875 é uma data simbólica do começo do programa de colonização no Brasil. Recentemente, em 20 de maio de 2015, foi comemorado o aniversário de 140 anos da imigração italiana e Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul.

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)