Sessão Solene

Homenagem marca os 200 anos do Brigadeiro Sampaio

Homenagem reuniu as três armas Foto: Elson Sempé Pedroso
Homenagem reuniu as três armas Foto: Elson Sempé Pedroso

O bicentenário de nascimento do patrono da Infantaria do Exército Brasileiro, Brigadeiro Antônio de Sampaio (1810-1866), foi lembrado em sessão solene na tarde desta terça-feira (11/5) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pela Mesa Diretora e realizada no Plenário Otávio Rocha, a cerimônia foi dirigida pelo presidente do Legislativo da Capital, vereador Nelcir Tessaro (PTB), e contou com a presença de militares das três armas.

Tessaro definiu o Brigadeiro Sampaio como um dos maiores heróis da história do Brasil. "Quando se tratava de manter a integridade do território brasileiro e revidar agressões externas na fase do Império, lá estava ele", frisou, lembrando que, entre 1852 e 1865, o hoje patrono foi condecorado seis vezes pelo imperador Dom Pedro II. "É para Antônio de Sampaio que hoje dedicamos nossas reverências de respeito e gratidão, por saber que, em suas lutas, suas vitórias e derrotas, repousam os alicerces que sustentam nossa história e a soberania de nosso povo", afirmou. "Não apenas o Exército deve se orgulhar de ter tido, em suas fileiras, homem tão dedicado e valoroso, mas todo e qualquer brasileiro."

Representando o Comando Militar do Sul (CMS), o comandante da Artilharia Divisionária da 6ª Divisão do Exército, general-de-brigada Sérgio José Pereira, leu mensagem de agradecimento do comandante do CMS, general-de-exército Túlio Cherem. No texto enviado, o oficial destaca a biografia de bravura e patriotismo do Brigadeiro Sampaio e reverencia sua memória como exemplo a ser seguido.

Além de Tessaro e Pereira, compuseram a Mesa os generais-de-brigada da reserva José Mattos Marsillac Motta e Carlos Augusto Fernandes dos Santos; o coronel Nilton Luís Silveira Vieira, representante do V Comando Aéreo Regional; e o capitão Paulo César Pechir Barboza, representante da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Alegre. Também participaram da solenidade os vereadores Bernardino Vendruscolo (PMDB), João Carlos Nedel (PP) e Reginaldo Pujol (DEM).

O Patrono da Infantaria

Antônio de Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810, na cidade de Tamboril, sertão do Ceará, sendo criado e educado pelos pais. Cedo revelou interesse pela carreira militar, demonstrando bravura, tenacidade e inteligência até chegar a brigadeiro (general-de-brigada), em 1865.

Na defesa do Império e do território brasileiro, o Brigadeiro Sampaio teve atuação destacada em importantes campanhas militares, como Cabanagem (PA), Balaiada (MA), Praieira (PE), Combate a Oribe (Uruguai), Combate a Monte Caseros (Argentina), 1852, Tomada do Paissandu (Uruguai), Revolução Farroupilha (na qual lutou em 1844 e 1845) e Guerra do Paraguai.

Em 24 de maio de 1866, na Batalha de Tuiuti, o Brigadeiro Sampaio foi ferido três vezes, vindo a morrer em 6 de julho de 1866 a bordo do navio-hospital Eponina, que seguia para Buenos Aires. Foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro em 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas, e teve seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria em 2009.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)