Homenagem

Viscaino recebe título

Viscaino (e), Comassetto e Goulart mostram diploma com o título  Foto: Caroline da Fé
Viscaino (e), Comassetto e Goulart mostram diploma com o título Foto: Caroline da Fé

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (10/8), a Câmara Municipal concedeu o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre ao ator de teatro e novelas Clemente Viscaino. Ao agradecer o título, Viscaino disse que, ao ouvir o hino nacional tocado no início da solenidade, ele recordou de seu pai, que sempre lhe aconselhava a ouvir com seriedade o hino. “Ouça sempre com respeito esse hino, filho, pois assim como você pode ouvi-lo em momentos tristes, um dia ele poderá ser tocado num momento de grande alegria.” Ele contou que a razão de sua mudança à Capital deveu-se à Cíntia,“ a mulher que um dia foi visitá-lo no camarim durante uma peça que fez em Porto Alegre na década de 80” e que acabou transformando-se em sua esposa e no grande amor de sua vida. Viscaino cobrou a rápida regulamentação de leis que beneficiem a profissão de ator, além da Lei das Radiodifusões, que obrigará empresas de comunicação a produzirem 70% de programação local.

Em sua fala, o vereador proponente da homenagem, Carlos Comasseto (PT), recordou o início da atividade política de Viscaino no Grêmio Estudantil Otávio Mendes, no colégio do mesmo nome em São Paulo, e, mais tarde, em 1960, como terceiro secretário da União Paulista de Estudantes Secundaristas (Upes), quando participou de forma ativa da Juventude Comunista do antigo PCB. Já como professor da Universidade de São Paulo (USP), em 1967, fundou o Grupo Teatral Os Entusiastas, lembrou o vereador petista. “Porto Alegre sente-se honrada ao reconhecê-lo como o mais novo cidadão honorário desta cidade”, enfatizou Comasseto.

Natural de Herculândia (SP), Viscaino participou de novelas nas extintas TV Tupi e Manchete, na TV Globo e no SBT. Atuou ainda na direção dos programas “E Agora José?” (TV Cultura São Paulo) e do programa jornalístico “7 no Ar” (TV Educativa/RS). Viscaino, que atuou ainda no cinema em filmes como Carandiru, é fundador da Associação Latino-Americana de Estações de Rádios (Aler).

Morador de Belém Novo desde 1988, Viscaino é fundador e tesoureiro da Associação dos Parentes e Amigos dos Portadores da Ataxia Cerebelar Degenerativa. A entidade desenvolve um trabalho no Hospital de Clínicas de Porto Alegre de auxílio aos portadores da doença.
 
O presidente do Legislativo, Dr. Goulart (PDT), e o vereador Carlos Todeschini (PT) também prestaram homenagem ao ator.
 
Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)