Horário dos bares e isenções de tarifas na pauta de votações da Câmara
A Câmara Municipal de Porto Alegre deve dar seqüência, nesta semana, à votação do projeto do vereador Alceu Brasinha (PTB) que amplia o horário de permissão para colocação de mesas nas calçadas dos bares. O Legislativo também deve votar projeto da Mesa Diretora que não permitirá novas propostas de isenções de pagamento das tarifas de ônibus na Capital sem que haja uma fonte de receita para compensá-la.
O presidente da Câmara, Sebastião Melo (PMDB), observa que 30% dos usuários do transporte coletivo do município têm isenção, o que acaba encarecendo a passagem. Melo justifica que não basta ter idade para obter a isenção. Defende que a renda dos idosos seja levada em conta na hora de conceder o benefício. Melo também não vê justiça na concessão de meia passagem para todos os estudantes. Acredita que a maior parte merece, mas há outros que não necessitariam do desconto. Todos esses benefícios acabam por encarecer o preço final da passagem, que vem a prejudicar os usuários em geral e principalmente os desempregados.
Nesta segunda (4/5) a Mesa Diretora reúne-se às 10h para analisar outros projetos a serem priorizados. Às 11h, Mesa Diretora e líderes partidários vão intermediar uma solução para os comerciantes do camelódromo e, às 11h30min, os vereadores recebem o deputado Vieira da Cunha (PDT) que vai elucidar pontos da proposta que mexe com o orçamento das Câmaras Municipais. Ainda nesta segunda Melo recebe, às 17h, no Salão Nobre Dilamar Machado, a nova Procuradora-Geral do Estado, Simone da Rocha.
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)