Saúde

HPS: Médicos pedem contratação imediata de traumatologistas

Tessaro (c) e Vendruscolo (e) receberam as reivindicações Foto: Bolívar Abascal Oberto
Tessaro (c) e Vendruscolo (e) receberam as reivindicações Foto: Bolívar Abascal Oberto

Médicos traumatologistas do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) estiveram reunidos com o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro (PTB), na manhã desta segunda-feira (27/9). Na oportunidade, pediram a interferência dos vereadores junto ao secretário municipal da Saúde, Carlos Casartelli, para que sejam contratados imediatamente mais sete profissionais ligados a esta área para atendimento no setor de emergência do HPS. “Precisamos desses profissionais para reposição daqueles que foram subtraídos da escala e para aqueles que estão em contagem regressiva para as aposentadorias”, disse Alessandre Piageti Cassel, responsável técnico pelo Setor de Traumatologia do Pronto Socorro.

Os médicos nformaram ainda que as horas extras foram suprimidas por exigência da Secretaria Municipal da Saúde. “Estamos trabalhando sobrecarregados." Salientaram a necessidade do restabelecimento do quadro de traumatologistas para 32 profissionais, sendo quatro rotineiros e 28 plantonistas. Os traumatologistas defendem que os plantões sejam feitos em duplas durante as 24 horas diárias, sete dias por semana, além da contratação emergencial em, no máximo, 15 dias, a contar de hoje, enquanto aguardam a realização de um novo concurso.

O HPS conta atualmente com 25 traumatologistas e atende, em média, 14 mil casos/mês que exigem a presença de um profissional desta área. “Isso significa que um terço dos pacientes do HPS é atendido por um traumatologista”, ressaltou Cassel. salientando que a traumatologia é a única especialidade que realiza o primeiro atendimento, além de prestar avaliações às outras especialidades e cirurgias de urgência/emergência e realizar procedimentos fora do bloco.

Tessaro informou que vai providenciar uma reunião com Casartelli. “Vamos conversar com ele e ver o que é possível fazer num primeiro momento diante destas informações”, prometeu. O vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB) e os médicos João Luiz Cavalieri e Clodoaldo Pinilla acompanharam a reunião.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)